"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 15 de março de 2008

Um conceito sobre intercessão


A oração do Espírito Santo em nós é intercessão

Jesus Cristo é o Senhor!

A Carta aos Romanos nos revela que: “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rom 8,26).

A partir deste ensinamento da Palavra, começamos a ampliar o conceito sobre a pessoa do intercessor. O Espírito Santo é o verdadeiro intercessor; Ele vê a nossa fraqueza e vem em nosso auxílio. Ele vem em auxílio à nossa fraqueza. Eu e você somos fracos. O Espírito Santo, então, vem nos socorrer.

A oração do Espírito Santo em nós é intercessão. Ele louva, adora, proclama e também pede em nosso favor. Costumamos pensar que a oração de intercessão é só pedir, pedir… Não é assim. Muitas vezes, o Espírito nos move a louvar, a adorar, a agradecer e também a pedir.

Por que ficar somente pedindo? Se aparece o caso de uma pessoa necessitada, logo pedimos: “Senhor, aquele meu irmão está vivendo este problema assim, assim… O caso dele, Senhor… O Senhor precisa intervir”. Mas a melhor maneira de interceder é: “Senhor, eu te louvo, te adoro e proclamo porque Tu és o Senhor, Tu és aquele que governa está situação, e eu proclamo tua vitória sobre ela. Entrego-te este meu irmão, pelo qual estou pedindo, ele te pertence, Senhor, e Tu já és vitorioso nesta situação”.
Pensamos que isso não é intercessão. Ao contrário, o próprio Espírito nos move a louvar, a adorar, porque é preciso antes de tudo estabelecer a ligação entre a terra e o céu; e isso é feito por intermédio do intercessor. É uma tarefa que parece difícil, mas não é, pois “o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis”.

Deus o abençoe,

Zezinho

Nenhum comentário: