"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 25 de março de 2008

Para começar nosso estudo, uma pergunta:


Paz e bem meus amigos! Que bom poder chamá-los assim. Mais que amigos do Blog, vocês são meus amigos! E como diz meu irmão o Dunga: Quem tem amigos tem anjos!

Portanto “anjinhos” que bom poder estudar o catecismo com vocês. E nesse tempo de páscoa podemos fazer isso com mais intensidade e alegria: O Filho de Deus ressuscitou! Aleluia! (Como é bom dizer esse Aleluia…)

Antes de entrar no texto do catecismo, quero que você pense nessa expressão, usada no tempo de Jesus e não no nosso. Digo isso por que hoje, é facil dizer que Jesus é o Filho de Deus. Sabemos e cremos nisso. Mas naquele tempo não era assim. Jesus era um com o povo. Comia como as pessoas comiam, bebia, sorria, chorava, ficava cansado… Portanto era difícil para aquelas pessoas reconhecerem Jesus como Filho de Deus. Dito isso, vamos ao catecismo:

Filho de Deus, no Antigo Testamento, é um título aos anjos, ao povo da Eleição, aos filhos de Israel e a seus reis. Significa então uma filiação adotiva que estabelece entre Deus e sua criatura relações de uma intimidade especial. Quando o Rei-Messias prometido é chamado “filho de Deus”, isso não implica necessariamente, segundo o sentido literal desses textos, que ele ultrapasse o nível humano. Os que designaram Jesus como Messias de Israel talvez não tenham tido a intenção de dizer mais do que isto. (CIC§441)

O catecismo nos ensina que essa expressão era usada em Israel para designar três “pessoas”

1. Os Anjos - Essa expressão é usada entre outras passagens, para designar os anjos. Veja um trecho do livro de Jó:

Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles. (Jó 1,6)

2. O Povo Eleito - Também era usada para designar o povo de Israel. Veja:

Os filhos de Israel serão tão numerosos como a areia do mar, que não se pode medir nem contar. Em lugar de se lhes dizer: Lo-Ami, serão chamados Filhos do Deus vivo. (Os 2,1)

3. Os Filhos de Israel - também se usava essa expressão para definir os filhos do povo eleito.

Eu disse: Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo. (Sl 81,6)

Por isso quando vemos nos evangelhos, as pessoas exclamarem que Jesus era o Filho de Deus, não queria dizer que de verdade elas acreditavam que Jesus era de fato, Filho legítimo de Deus. Acreditavam que Jesus era um ser humano diferente. Era um rabi. Um mestre. Um homem sábio. Um curandeiro…

Mas o sentido correto dessa expressão nos foi ensinada por um homem. isso também nos conta o catecismo:

Não acontece o mesmo com Pedro, quando confessa Jesus como “o Cristo, o Filho do Deus vivo”, pois este lhe responde com solenidade: “Não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos Céus” (Mt 16,17). (CIC§442)

Agora vem a célebre questão: Qual o sentido da expressão Jesus Cristo Filho de Deus na sua vida? Você deseja expressar-se como as pessoas em geral, ou como São Pedro?

Isso é algo que precisamos Parar e pensar. Por que muitas vezes tratamos Jesus como um simples sábio. Outras vezes, Jesus só serve para curar minhas doenças e realizar milagres na minha vida. E logo! Não pode demorar com o milagre!

Se Jesus é Filho de Deus (e portanto Deus), é a minha maneira de tratá-lo que vai dizer o sentido dessa expressão em minha vida. Por isso quero questionar uma coisa: Como está a sua oração diária (caso exista)? Você louva e adora mais que pede? Ou você mais pede do que adora e louva? Não é que seja errado pedir, mais é errado só pedir. Afinal de contas ele te dá mais do que você merece. Não é errado pedir, mas muitas vezes, é errada a maneira com que se pede as coisas pra Jesus. Afinal Ele é o Filho do Deus vivo! Você costumar ter gratidão no coração quando fala com Deus?

Quero deixar essa pergunta no ar para você comentar aqui no blog: O que significa a expressão Jesus Filho de Deus para você?

Aguardo seu comentário!
Pax Domini!

Obs.: Ouça o nosso estudo sobre o Significado do Termo Filho de Deus. Para ouvir o Podcast, clique aqui!

Publicado no Portal Dominus Vobiscum

Para comentar o artigo, clique AQUI.

Nenhum comentário: