"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

segunda-feira, 3 de março de 2008

A identidade de Jesus

Caríssimos,

a partir de hoje replicarei artigos de estudos bíblicos, publicados no Blog Dominus Vobiscum, editado pelo Cadu, da Comunidade Canção Nova. Cadu gentilmente nos autorizou a replicar seus artigos e nos convida também a participarmos todos desse estudo. Aos interessados em contribuir com o estudo, façam comentários nos artigos diretamente no blog Dominus Vobiscum.

Obrigado, Cadu!

E a todos, bom estudo ;-)

___________________________________________________________

Yeshua. Nome de Jesus escrito em aramaico.Oi irmãos! A paz de Cristo! Vamos dar seguimento ao nosso estudo? Comecemos então tomando o Catecismo da Igreja Católica que a partir do paragrafo 430 fala do significado do nome de Jesus. Vale a pena dizer que o Nome de Jesus em aramaico é “Yeshua” e se escreve na forma que você vê ao lado. Jesus é como nós falamos aqui no Brasil:

Jesus quer dizer, em hebraico, “Deus salva”. (CIC§430)

Como já havíamos falado anteriormente, no tempo do nascimento de Jesus, o nome tinha uma razão de ser. Não se escolhia o nome da criança apenas por que se achava o nome bonitinho, ou porque alguém famoso tinha esse nome. O nome tinha um significado. O nome de Jesus (Yeshua) era na verdade uma afirmação. Nem era uma promessa. Era uma afirmação. Deus salva. Não significa Deus um dia vai salvar. Significa Deus salva. Salva hoje. Salva sempre. E o bonito de tudo é que foi o proprio Deus quem deu o nome a Jesus.

No momento da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão. (CIC§430)

O catecismo e a palavra nos mostram que o Nome de Jesus foi uma escolha Divina e não humana. Deus mesmo quis dar ao seu Filho um nome. Um nome que disesse quem Ele era. Uma espécie de cartão de visita. Imagine você caminhando na rua, ouvir alguémm dizer:

- Deus salva chegou e está pregando na praça!

No mínimo você olharia de forma estranha aquela situação. O nome de Jesus fala da sua identidade. Por isso precisava ser Jesus. O curioso de tudo isso é que no tempo de Jesus, o normal era dar ao Filho o nome do Pai (no caso das famílias). Tanto é verdade que se você pegar a palavra de Deus, vai perceber isso e uma situação diferente. veja o caso do nascimento de João Batista:

No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. Mas sua mãe interveio: Não, disse ela, ele se chamará João. Replicaram-lhe: Não há ninguém na tua família que se chame por este nome. E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: João é o seu nome. Todos ficaram pasmados. (Lc 1,59-63)

Assim como Jesus, João tem um nome especial (João significa Javé é misericordioso) que também lhe fora dado por Deus (cf. Lc 1,13). Mas voltando a Jesus, vemos que o natural seria que Jesus se chamasse José, tendo em vista que seria o primogênito. Porém Maria e José foram fiéis e obedeceram, assim como Zacarias e Isabel obedeceram e colocaram o nome de seu filho João. E dai o nome de Jesus. Um nome que na nossa língua tem duas palavras. A primeira delas é Deus. E o fato desse nome conter o nome de Deus, o torna um nome especial, um nome Divino. A outra palavra é “salva”. Ela define a missão de Jesus. Mas isso nós vamos estudar amanhã. Por enquanto basta saber e conferir que o Santo Nome de Jesus define sua identidade: Ele veio do Pai!

Pax Domini

Obs.: O nosso estudo sobre o Santíssimo Nome de Jesus começou com um podcast. Para ouví-lo, clique aqui!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: