"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quinta-feira, 27 de março de 2008

Jesus Filho do Deus vivo: assim pregavam Pedro e Paulo!

Paralelamente, Paulo dirá a propósito de sua conversão no caminho para Damasco: Quando, porém, aquele que me separou desde o seio materno e me chamou, por sua graça houve por bem revelar em mim o seu Filho, para que eu o evangelizasse entre os gentios…” (Gl 1,15-16). “Imediatamente, nas sinagogas, começou a proclamar Jesus, afirmando que ele é o Filho de Deus” (At 9,20). Este será desde o início o centro da fé apostólica professada primeiro por Pedro como fundamento da Igreja. (CIC§442)

A base da Doutrina professada por São Pedro, é essa: Jesus é o Filho de Deus. E por isso, os cristãos foram tão perseguidos. Os mestres e doutores da Lei, não odiavam Jesus pelo fato Dele ensinar a Doutrina. Eles não odiavam Jesus pelo fato Dele realizar milagres. O ódio que eles tinham de Jesus era por Ele, e posteriormente os Apóstolos era justamente pelo fato de Jesus chamar a Deus de Pai e se auto-proclamar “Filho de Deus”. Ser cirstão é essencialmente acreditar nisso: Jesus é o Filho de Deus.

Essa também era a base da pregação de Paulo. O apóstolo dos gentios, saia de sinagoga em sinagoga dizendo que Jesus era o Filho de Deus. Você conhece a história da conversão de são Paulo. Mas o que talvez você não conheça é a História da morte dele. Conta-se a tradição que São Paulo foi decaptado (veja a primeira foto) num lugar onde hoje existe a Abadia delle Tre Fontane (veja a segunda foto). Segundo a tradição, ao ser decaptado em um lugar pouco íngreme, a sua cabeça rolou e bateu em três lugares. Desses lugares nasceram três fontes. Por isso o local passou a ser chamado, Abbazia delle Tre Fontane. Hoje seu corpo repousa na Chiesa di San Paolo fuori le mura (Igreja de São Paolo fora dos muros) lugar que era um Cemitério de Cristãos (foto abaixo).

Estou falando sobre isso, por que é preciso saber que aqueles que professam que Jesus é o Filho de Deus, passam por provações. Passam por sofrimentos. Passam por dores. E isso é coisa que poucos estão dispostos a aceitar. Porém, aqueles que proclamam Jesus como Filho de Deus, ganham algo que ninguém mais vai receber: A vida eterna ao lado do Filho do Homem no Paraíso.

Portanto amigos, quando for falar de Jesus Cristo as pessoas, expresse sua fé claramente dizendo: Eu creio em Jesus Cristo, o Filho de Deus Vivo. É nele que repousa a minha fé. Hoje já não se matam mais cristãos (ao menos no Brasil, por enquanto ainda não). Mas somos ridicularizados, humilhados, excluidos… E eu não estou exagerando. Você que é cristão verdadeiro (não esses cristãos meia boca) sabe disso, por que passa por isso. E essas coisas, hoje, são a nossa morte. Mas não podemos, mesmo vivendo essas lutas, de desanimar na nossa fé no Cristo, Filho do Deus vivo!

Obs.: Ouça o nosso estudo sobre o Significado do Termo Filho de Deus. Para ouvir o Podcast, clique aqui!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: