"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 19 de março de 2008

O Batismo de Jesus Cristo

Pax Domini! Amigos do blog Dominus Vobiscum, estamos na semana Santa. Tempo de rezar e meditar na morte do Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas paralelo a isso estamos fazendo um estudo importante para que possamos entender a pessoa de Jesus Cristo. Hoje estudaremos um pouco mais sobre a Consagração, sobre a unção de Jesus, a ponto de ser chamado Cristo.

Mas antes de começarmos o estudo de hoje quero deixar-vos uma música para que, a sua leitura possa ser mais profunda. Essa canção é cantada pelo Coral Ortodoxo Romeno de Bucharest. O nome eu desconheço (se alguém conhecer por favor me escreva). Ontem eu a escutei várias vezes. Uma interpretação linda… Gosto muito de cantos assim. E é bacana para que você conheça a música cristã no mundo

Para ouvir a Música, clique aqui

(Faça uma pausa na Radiola do Círculo Verde)

Voltemos ao estudo. Vimos que por diversas vezes, o Espírito Santo ratifica a unção de Jesus. Ontem vimos também que desde o seu nascimento, o Espírito Santo se mostra presente, agindo e fazendo com que as pessoas percebam que este Jesus, não é um mero Jesus. Porém em uma dessas ações do Espírito Santo, acontece algo diferente: No batismo de Jesus. Talvez você me pergunte: Mas por que acontece algo diferente?

A resposta irmãos é simples. É que no seu batismo Deus nos revela a Missão de Jesus e o capacita para tal. Você recorda nos posts anteriores que eu havia escrito que antigamente, apenas eram ungidos os profetas, os sacerdotes e os reis certo? Pois bem, a questão é: Para que foram ungidos?

Ora, os que eram ungidos, eram ungidos para executar uma tarefa específica a qual o Senhor havia preparado para eles. Os reis tinham a missão de governar. Os sacerdotes tinham a missão de “ligar” o homem a Deus. Os profetas tinham a missão de falar por Deus.

Ao ser ungido, Deus também tinha uma missão para Jesus:

A consagração messiânica de Jesus manifesta sua missão divina. “É, aliás, o que indica seu próprio nome, pois no nome de Cristo está subentendido Aquele que ungiu, Aquele que foi ungido e a própria Unção com que ele foi ungido dado: Aquele que ungiu é o Pai, Aquele que foi ungido é o Filho, e o foi no Espírito, que é a Unção. (CIC§438)

Essa frase grifada, pertence a Santo Irineu de Lyon - Santo do Século II. Ao ser ungido, Jesus portava uma missão dada pelo próprio Deus. Naquele momento, o Espírito se revelou, mostrando ao povo que realmente Jesus era o Messias. Digo mostrando ao povo, por que Jesus já sabia disso. Mas era preciso que o povo visse, que o povo acreditasse.

No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É este de quem eu disse: Depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim. Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel. (João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.) Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus. (Jo 1,29-34)

A partir desse momento, Jesus estava dando início a sua vida pública, ou seja, a manifestação da sua missão ao mundo.

“Sua consagração messiânica eterna revelou-se no tempo de sua vida terrestre, por ocasião de seu Batismo por João, quando “Deus o ungiu com o Espírito Santo e poder” (At 10,38), “para que ele fosse manifestado a Israel” (Jo 1,31) como seu Messias. Por suas obras e palavras será conhecido como “o Santo de Deus”. (CIC§438)

É preciso estarmos atentos a esses pequenos detalhes, sobretudo nos dias de hoje onde as pessoas tem a intenção de reduzir Jesus Cristo a um mero personagem histórico. Ele é o Cristo. Não é mais um. É o único.

Outra coisa interessante. Veja que Deus nos forma de uma maneira quase que didática. Primeiro unge os sacerdotes, os profetas e os reis. Depois unge seu Filho Jesus. E lá na frente vai ungir todo o seu povo com o Espírito Santo. Ele vai fazendo as coisas de uma forma didática. A Igreja zela pela ação de Deus. Quando entendemos a forma como Deus age, temos a segurança que a Igreja católica é o caminho mais seguro para depositarmos nossa fé. Veja os sacramentos. Batismo (unção na água da vida - Espírito Santo), A crisma (unção com o santo óleo), unção dos enfermos (unção com os santos óleos), ordenação (unção com os santos óleos). Deus é didatíco. E a Igreja Católica preza pela didática de Deus.

Pax Domini

Obs.: O nosso estudo sobre o Significado da palavra Cristo começou com um podcast. Para ouví-lo, clique aqui!

Publicado no blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: