"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 18 de março de 2008

O Espírito do Senhor ratifica a unção de Jesus


Oi Amigos do blog Dominus Vobiscum! Hoje vou começar o blog de uma forma diferente. Vou postar uma música para que você possa ouvir enquanto lê o post de hoje. É uma música da RCC Italiana chamada “Agnello Immolato” - Que em português se chama “Cordeiro Imolado”. Ouça quantas vezes desejar…

Para ouvir a Música, clique aqui




(Faça uma pausa na Radiola do Círculo Verde)

Mas vamos ao estudo de hoje…

Como vimos no post anterior, antigamente só os reis, sacerdotes e alguns profetas, eram ungidos com o óleo santo. E vimos também que segundo a expectativa dos judeus, esperava-se um Messias, e este, seria ungido pelo Espírito do Senhor, com a unção de profeta, sacerdote e Rei ao mesmo tempo. O que os judeus não sabiam exatamente, era como essa unção aconteceria. O catecismo nos mostra alguns fatos interessantes:

O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como o do Messias prometido a Israel: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11). Desde o inicio Ele é “aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo” (Jo 10,36), concebido como “Santo” no seio virginal de Maria. José foi chamado por Deus “a receber Maria, sua mulher”, grávida “daquele que foi gerado nela pelo Espírito Santo” (Mt 1,21), para que Jesus, “que se chama Cristo”, nascesse da esposa de José na descendência messiânica de Davi (Mt 1,16). (CIC§437)

Tomemos a primeira parte do parágrafo onde se fala do Anúncio do Anjo aos pastores:

Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. (Lc 2,8-12)

Eis aqui o primeiro sinal onde vemos a ação de Deus, não apenas ungindo, mas anunciando o ungido. Assim como o Anjo fez com os pastores fez também a Virgem Maria. E fez também a São José, inclusive explicando que a criança fora concebida pelo Espírito Santo:

Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. (Mt 1,21)

Foram diversas as passagens onde vemos o Espírito do Senhor manisfestando a Unção de Deus a seu Filho Jesus. Se você fizer uma leitura atenta aos evangelhos, vai encontrar diversos trechos onde o Espírito Santo ratifica a Unção de Jesus. É por isso que aqueles que passam por Jesus, acabam chamando-o de Cristo. De fato Ele é o ungido do Senhor. Precisamos perceber esses pequenos detalhes para que nosso conhecimento da pessoa de Jesus Cristo vá se alargando, se enriquecendo. Amanhã continuaremos o nosso estudo. Até a próxima!

Pax Domini

Obs.: O nosso estudo sobre o Significado da palavra Cristo começou com um podcast. Para ouví-lo, clique aqui!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum.

Nenhum comentário: