"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 4 de março de 2008

O nome de Jesus diz da sua missão

Pax Domini! Retomemos o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 430:

Jesus quer dizer, em hebraico, “Deus salva”. No momento da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão. Uma vez que “só Deus pode perdoar os pecados” (Mc 2,7), é Ele que, em Jesus, seu Filho eterno feito homem, “salvará seu povo dos pecados” (Mt 1,21). Em Jesus, portanto, Deus recapitula toda a sua história de salvação em favor dos homens. (CIC§430)

Ao falarmos que o Nome de Jesus significa Deus salva, falamos da sua identidade, da sua origem, porém podemos perceber que o nome de Jesus diz também da sua missão. Mas que missão seria esta?

A Missão de Jesus (Deus salva) era justamente.. Salvar! Mas salvar de que?

Essa é a pergunta importante que deve ser feita e respondida. A missão de Jesus é e sempre será, nos salvar do pecado. Nos salvar da morte. Nos salvar das garras de Satanás. Veja o que diz o catecismo no parágrafo seguinte:

Na História da Salvação, Deus não se contentou em libertar Israel da “casa da escravidão” (Dt 5,6), fazendo-o sair do Egito. Salva-o também de seu pecado. Por ser o pecado sempre uma ofensa feita a Deus, só ele pode perdoá-lo. Por isso Israel, tomando consciência cada vez mais clara da universalidade do pecado, não poder mais procurar a salvação a não ser na invocação do Nome do Deus Redentor. (CIC§431)

Isso diz do amor de Deus por nós. Deus não queria apenas resgatar seu povo de um cativeiro físico, mas queria também libertar o seu povo (que somos todos nós) de um cativeiro espiritual, que na minha singela opinião, escraviza muito mais. E Deus sabia que a ofensa feita a Ele só poderia ser perdoada por Ele mesmo, então mandou seu Filho (que também é Deus) para dar a vida por nós. É por isso que João Batista ao ver Jesus se aproximando exclamou:

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo 1,29)

É Ele, Jesus, Deus Salva, quem tira o pecado do mundo. Não há outro. Não são pessoas que tem esse poder. Não são estruturas sociais ou políticas. O único que tem poder para tirar o pecado do mundo é Jesus, o Filho de Deus. Só Ele pode salvar a humanidade. Fora Dele, fora desse nome não existe saída. Infeliz é aquele que procura outros caminhos para remir suas culpas. Só em Jesus existe vida. Só em Jesus existe remissão dos pecados.

Dominus Vobiscum

Obs.: O nosso estudo sobre o Santíssimo Nome de Jesus começou com um podcast. Para ouví-lo, clique aqui!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: