"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 19 de março de 2008

São José

SÃO JOSÉ Celebra-se hoje, 19 de março, a solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu Patrono.

"Celebre a José a corte celeste, prossiga o louvor o povo cristão: só ele merece à Virgem se unir em casta união".

Ele é um dos santos mais conhecidos e amados no Cristianismo. Por isso, inspirou o nome a dezenas de santos da Igreja e também a cristãos do mundo todo, que neste dia comemoram seu onomástico.

O nome José, em hebraico, significa: "Deus cumula de bens" e, sem dúvida, este casto, amado e humilde carpinteiro de Nazaré foi cumulado de bens ao aceitar a nobre missão de esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo:

"Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescrevera: acolheu em sua casa a sua esposa" (Mt 1,24).

A grande devoção dos cristãos por São José está fundamentada nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição. Ele é reconhecido e invocado como modelo de pai, operário, protetor da Sagrada Família e da grande família de Deus, que é a Igreja.

Embora na Bíblia pouco se fale sobre a figura dele, o que nos é comunicado testemunha com clareza o papel indispensável dele para a missão de Cristo. Homem justo, trabalhador, silencioso, fervoroso, foi trabalhado pelas mãos do Oleiro Divino a ponto de ser constituído elo entre o Antigo e o Novo Testamento. Dessa forma confere a Jesus a linhagem de Davi, porque, acima de tudo, foi um homem de fé e coragem:

"José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa" (Mt 1,20b.24).

São José, valei-nos!

Publicado no Portal da Canção Nova

Nenhum comentário: