"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Recorde as maravilhas que Ele fez


Uma pessoa sem esperança não traz metas para sua vida

Recordar as maravilhas do Senhor gera vida em nós. Aquele que consegue fazer uma leitura da sua vida, a partir da sua história, é uma pessoa que consegue ter a esperança naquilo que ainda virá. Existem pessoas que apenas aparentam estar vivas, mas, no seu íntimo, estão mortas, não têm memória, não têm lembranças… Uma pessoa morta é uma pessoa que não tem esperança.

Você consegue se lembrar das coisas que Deus fez na sua vida? Se o ato de recordar é viver, nós precisamos recordar aquilo que nos dá vida. Mas, infelizmente, há pessoas que somente param nas coisas ruins, naquilo que não deu certo na vida delas; e recordar as coisas ruins é voltar a sofrê-las.

São Paulo, na Carta aos Romanos, capítulo 5, relata o maior acontecimento da história: Deus entrega o Filho para que pudéssemos ser salvos. Essa passagem bíblica retrata o amor de um Deus que é capaz de deixar outras 99 ovelhas e sair em busca de uma que se perdeu…. E ainda assim, existe gente que continua a pensar nas coisas que não deram certo, nas coisas que o Senhor deixou de realizar.

Uma pessoa sem esperança não traz metas para sua vida, vive sem perspectiva. Vive as situações de qualquer maneira e coloca certas coisas como se fossem o último momento da vida. A nossa meta não é o momento presente, mas sim, o que estamos construindo no momento presente. Não podemos olhar para trás e ver as coisas que o Senhor não fez para nós. Devemos ver o que Ele já fez por cada um de nós, e o maior sinal está na cruz. Há pessoas que ainda sofrem com coisas perdidas por situações ocorridas há anos. São pessoas que ainda estão apegadas a essas coisas, lamentam por terem vendido isso ou aquilo…

Uma pessoa sem esperança é aquela que somente sabe esperar naquilo que tem nas mãos. Por essa razão, você já pode ter esperança, porque a salvação está em suas mãos! A alegria, a felicidade e a plenitude da vida, pelas quais esperamos, estão em nossas mãos! O que estamos fazendo?

Recordar nossa história não é procurar por aquelas coisas que o Senhor não realizou, mas sim, por aquilo que Ele já realizou. E o maior acontecimento está na cruz. Nela Cristo deu a vida para que eu e você não morrêssemos. Na cruz o Senhor deu a vida por cada um de nós e também por aqueles que ainda virão. Isso é motivo de alegria! É motivo de espera em Deus e de ter a certeza da intervenção d’Ele naquilo que hoje nos faz sofrer, seja por uma situação de adultério, seja pelo desemprego, saúde, entre outros…

Entretanto, quando as coisas não saem como quereríamos, rapidamente vamos perdendo a esperança. Precisamos aprender a esperar a realização de Deus na nossa vida, não da “nossa” maneira, mas no tempo e do jeito próprio d’Ele. No entanto, para nós, muitas vezes, é difícil esperar o tempo do Senhor. Muitas vezes, queremos que as coisas aconteçam no nosso tempo, e quando elas não saem como gostaríamos, perdemos a esperança e deixamos passar aquilo que Deus está fazendo na nossa vida, naquele momento, da maneira d’Ele.

Esperança é acreditar sem ver. Esperança não é somente esperar por alguma coisa, ter esperança é olhar para aquilo que o Senhor já realizou! Acreditar que Deus vai realizar na nossa vida, não da nossa maneira, mas do jeito d’Ele, que é o melhor modo para nós.

Ter fé é esperar por aquilo que não se vê. Ter fé é esperar n’Aquele que tudo pode fazer na nossa vida – não do nosso jeito, mas do jeito d’Ele. Fé é dar um passo no escuro confiando em Deus. A fé nos aproxima d’Aquele em que acreditamos, pois é um dom do Espírito Santo. E cada vez que você Lhe pede algo, você permite que Ele gere vida em você. Ao pedir o dom da fé ao Senhor, Ele vai lhe conceder motivos para exercitar esse dom.

A cada dia, precisamos nos recordar das coisas que Ele já fez na nossa vida, para continuarmos a nossa caminhada, porque ao olharmos os acontecimentos, o Senhor nos convence de que sempre esteve ao nosso lado. O Todo-poderoso não se cansa de cuidar de cada um de nós. Contudo, existem pessoas que levam a vida de acordo com as conveniências, no relaxamento, invertendo os conceitos e se deixando escravizar por aquilo que as leva à morte.

Não podemos perder tempo, precisamos lutar para a mudança, olhando para aquilo que o Senhor pode realizar. Nós não podemos esperar por Deus de braços cruzados, pois depende de nós o primeiro passo.

O Altíssimo lhe deu o dia de hoje para você se recordar daquilo que Ele fez na sua vida. Não perca seu tempo com aquilo que passa, pois ainda há esperança de mudanças. Recorde as maravilhas que aconteceram na sua vida e diga que a sua história é uma história de salvação! Por mais perdido que você esteja, ainda assim, a sua historia é uma história de salvação, pois enquanto há vida, há esperança! E você não morreu. Ainda há esperança! A sua história é uma história de salvação, porque o próprio Deus lhe deu a vida para que a sua existência fosse salva.

Você tem jeito e todas as outras pessoas que você conhece também têm, porque enquanto há vida, há esperança.

Padre Anderson

Publicado no Blog do Pe. Anderson

Nenhum comentário: