"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 9 de maio de 2009

Quem inventou o amor?


Amor. Palavrinha simples. Diz muito, e ao mesmo tempo não diz nada. Abre uma série de possibilidades. Confunde. Transforma. Fortalece. Constrói. Agita. Marca. Desatina. Muda tantas coisas, dentro e fora das pessoas. Quem explica isto?

Enquanto a vida vai e vem, sempre procuramos encontrar alguém. Buscamos algo. Sempre. Quem nunca partiu numa jornada, à procura daquilo que você sequer sabe o que é? Não foi assim quando faltava alguma coisa? Você sentia-se assim? Algum sentido? Quem nunca sentiu um vazio dentro de si mesmo, a incomodar?

É o amor que muitas vezes preenche este vazio. O amor é capaz disto. Ele completa lacunas dentro da alma. Por isto, nascemos para amar. Soa poético, mas não se resume nisto. Quem já amou realmente sabe do que falo. Quem explica o que te aconteceu? Você faz de conta que passou? Mas mexeu? Foi bem no fundo? Marcou? Te fez mudar? Ou querer mudar? Ser mais? Ir mais longe? Sentir-se mais forte? Isto é amor... Algo que você nem sempre sabe explicar. Você não sabe por que acontece ou aconteceu. Muitos ao seu redor sequer entendem o que há com você. No entanto, seu coração acelera. Sua visão de mundo se transforma. E quem explica isto? Quem te diz o que aconteceu? Seu mundo interior muda, e não tem como explicar...

Amor é quando você começa a agir sem ficar horas pensando. É quando sua vontade começa a tomar vida própria e te guiar. Você não sabe explicar. Você sente. Sentimentos raramente podem ser traduzidos fielmente em palavras. Simplesmente experimenta-se um momento único e irrecuperável da vida. Como explicar isto? E seu coração acelera.

E sente-se falta. Sonha-se. Coisas e mais coisas acontecem, e você segue sua busca. Procurando encontrar alguém que te faça sentir que há como explicar o que é o amor. Como explicar o amor? Um poeta dizia que amar se aprende amando. Forma sutil de dizer que não há como ensinar o que não pode ser traduzido em palavras. Só se conhece um sentimento sentindo-o.

Não tem como explicar ou ensinar. Por que se diz que DEUS é amor? Por que nenhuma palavra é tão acessível e tão infinita em seu significado. Por mais que falamos do amor, nunca o explicamos devidamente. Quem já explicou tudo sobre o amor? É inesgotável. Assim também é DEUS. Por mais que falemos de e sobre ELE, nunca falamos o suficiente para esgotar o assunto. Sempre há algo por dizer. Continuamente nos silenciamos diante de tudo. Sempre...

Enfim, o amor é tudo isto que dizem dele. Tudo isto e muito mais. Sempre buscamos o amor. Continuamente buscamos amar. Sempre corremos atrás de algo que nos complete. Que preencha este vazio que incomoda tanto. O que te toca e acalenta, isto é amor. Pode ser DEUS. Talvez um amigo ou parente. Quem sabe uma namorada? Ou ainda tantas outras coisas. Porém, sempre é uma face disto que chamamos de amor. Como explicar algo assim? Por mais que os poetas cantem e os filósofos debatam, o amor permanece além das palavras. Mas é preciso amar para compreender isto...

“Quem inventou o amor? Explica, por favor...” (Renato Russo)

Por: Adriano José Gonçalves
Paróquia Santuário de São Judas Tadeu
Sete Lagoas - Minas Gerais
E-mail: sharingamn@gmail.com

Publicado No Portal A Catequese Católica

Nenhum comentário: