"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O segredo da felicidade


Seja porto de chegada, abrace, afague, receba, dê boas-vindas

Se pergunto: você quer ser feliz? A resposta certamente será positiva. Mas se pergunto como descobrir o segredo da felicidade? Talvez lhe custe um pouco responder. É que este acaba por ser o desafio que move o coração humano.

Diariamente vemos pessoas que vão e vêm, de um lado para o outro, em busca da felicidade. Alguns até a buscam nos lugares e do jeito errados; mas o indiscutível é a meta: ser feliz!

O fato é que fomos criados por Deus com essa vocação natural à felicidade. O Catecismo da Igreja Católica afirma que o desejo de Deus está inscrito no coração do homem e que somente n'Ele o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que ele não cessa de procurar.

A propósito, nestes dias li uma mensagem anônima e virtual que apontava algumas pistas revelando o segredo da felicidade. Com algumas alterações, apresento-a:

Para ser feliz, seja porto!

Porto de chegada de almas cansadas, porto para aqueles que andam perdidos pelo mundo e que precisam de um lugar tranquilo para descansar o fardo que carregam. Para ser porto de chegada, abrace, afague, receba, dê boas-vindas. Seja porto de saída para quem precisar partir, despedindo-se das ilusões, das dores, dos fracassos e decepções. Partindo para um vida melhor, para isso, ajude, apóie, converse, estenda as mãos, ouça, oriente. Seja também porto seguro para quem o ama e precisa de seu amor. Para ser porto seguro, esqueça de você e pense no próximo, esqueça suas dores e amenize as dores do outro. Se você não tem motivos para ser feliz, seja feliz por ser porto.

Seja ponte!

Ponte que liga a vida terrena à eternidade do céu. Para ser ponte, compreenda, perdoe e deixe as pessoas passarem por você. Para ser ponte, esteja no fim da estrada daqueles que não encontram o caminho de volta. Seja a passagem e não o atalho; seja o caminho livre e não o pedágio. Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja-o por ser ponte. Ponte significa união, ligação, laços de afeição.

Seja estrada!

Estrada longa e agradável, iluminada de dia pelo sol e de noite pelo luar. Estrada que conduz a outros caminhos. Seja feliz por ser estrada para os peregrinos da vida; estes plantarão flores ao seu lado e as regarão todas as vezes em que passarem por você. Seja estrada para os caminhantes do tempo, estes poderão colher suas flores e sentir seu perfume.

Seja estrela!

Seja estrela brilhante no firmamento, estrela inspiradora dos poetas e iluminadora das noites escuras que também fazem parte da vida. Para ser estrela, ilumine os que o cercam, distribua luz gratuitamente. Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser estrela, as estrelas estão sempre no alto e são soberanas porque iluminam sem cobrar nada por isso.

Seja árvore!

Árvore que dá frutos para quem tem fome, dá sombra e refresca o árduo calor dos caminhantes que seguem pela vida. Seja árvore que aninha, que acolhe os passarinhos, que enfeitam os quintais. Se você não tem outro motivo para ser feliz, seja feliz por ser árvore. E ser árvore é ter raízes sólidas e profundas, ter braços que se alongam, que se estendem...É produzir flores para enfeitar a alma de alguém, é ser forte e enfrentar temporais. É ter suas folhas embaladas pelo vento, é ser molhada pela chuva e acalentada pelo sol, é fazer parte da criação como um ser único e, portanto, indispensável.

Ser porto, ser ponte , ser estrada e ser árvore... é servir a Deus e este é o segredo da verdadeira felicidade.

Que você seja verdadeiramente feliz! Este é o meu desejo e certamente a vontade de Deus!

Dijanira Silva
dijanira@geracaophn.com

Publicado no Portal da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: