"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A ira


O mundo nos ensina a revidar; Jesus, por outro lado, a mansidão

A maior lição que Jesus nos ensinou foi a de “amar o nosso inimigo” (cf. Mateus 5, 4 4 ). O mundo ensina que é preciso revidar, “não levar desaforo para casa”, ir à revanche, e assim por diante. Jesus, por outro lado, ensina a mansidão; isto é, “não pagar o mal com o mal”, mas com o bem. O segredo cristão para destruir a força do inimigo não é a vingança, mas o perdão.

O Senhor ensina que aí está um dos pontos da perfeição cristã. Ele quer que sejamos “perfeitos como o Pai celeste é perfeito”, que manda a chuva e o sol para os bons e para os maus (cf. Mateus 5,48). Ele morreu na cruz dolorosamente, dando o maior exemplo do que é perdoar. “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23,31). Cristo explica a razão desta exigência tão difícil: “Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?” (Mateus 5,46-47).

Perdoar aquele que nos ofendeu é uma “prova de fogo” para verificar se de fato você é cristão.

É claro que não é fácil perdoar aquela pessoa que o magoou, aquele “amigo” que o traiu, aquele assassino do seu filho ou aquela mulher que seduziu seu marido. Se fosse fácil não teríamos mérito algum. E é preciso dizer que por nossas próprias forças não o conseguiremos [perdoar].

É preciso a “força do alto” para vencer a fraqueza da nossa natureza ferida e que clama por vingança. Santo Agostinho ensina-nos que “o que é impossível à natureza, é possível à graça”.

A única exigência que Deus nos impõe para perdoar os nossos pecados, quaisquer que sejam, é que estejamos dispostos a perdoar a todos os que nos ofenderam. “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará” (Mateus 6,14 -15) . E no “Pai-Nosso”, Jesus acrescenta: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam”(cf. Mateus 6,12).

O ódio e o desejo de vingança são armas do demônio para destruir a boa convivência dos filhos de Deus; por isso São Paulo ensina: “Não deis ocasião ao demônio; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4, 26-27).

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Publicado no Portal da Comundiade Canção Nova

Nenhum comentário: