"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Evangelizar pelo interfone


Cada dia mais fica difícil o contato pessoal, cada vez mais as pessoas optam pela comunicação virtual, que dizem que aproximam as pessoas que estão longe, mas, ao mesmo tempo, afastam quem está perto. É interessante, não é?!
Reflito sobre a sociedade de hoje e fico imaginando, como devem ser as Missões Populares atualmente. Deve ser muito difícil em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, enfim, metrópoles, conseguir o contato com as pessoas que vivem presas dentro de casa, com medo da violência, com medo da própria pessoa que bate à sua porta, com medo de um mundo que nós mesmos criamos e cultivamos.

Fico imaginando, e deve ser até mesmo engraçado, pessoas que se dispõe a trabalhar nas Santas Missões Populares, ou em qualquer trabalho de evangelização em que saímos do templo para ir às ruas, onde as pessoas muitas vezes tem que fazer isso, de forma rápida, concisa, direta e pelo interfone.

Imagine você ter que somente dizer: - Jesus te Ama! Ou: - Cristo Vive! Isso quando se consegue falar pelo interfone, porque em alguns prédios nem interfone tem, aí é apelar pro gogó, e sair gritando pra pessoa ouvir!

É antagônico pensar num mundo tão grande, que Deus fez com tanto carinho e deu de graça para o homem, e hoje o homem não poder desfrutar de tudo isso e ter que se contentar com um pequeno pedaço de terreno onde vive e rezar todo dia pra não ser invadido por um ladrão, maluco, psicopata, ou por uma chuva, por um vento forte que derrubar tudo.

É difícil entender um mundo que se isola cada vez mais e vai criando pequenos “mundos” onde lá tudo é bonito, tudo é belo, tudo é maravilhoso, mas... é solitário. Um mundo difícil de ser evangelizado, onde não tem como entrar, não tem porta, não tem ponte, não tem nem interfone!

Pensemos nisso!

Por: FERNANDO LOPES
Arquidiocese de Cuiabá - MT
Coord.Pastoral da Catequese / Ministro Extraordinário da Palavra de Deus / Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística
Email: fernandocatequese@terra.com.br

Publicado no Portal A Catequese Católica

Nenhum comentário: