"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Humildade e obediência de Maria


“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.” (Lc. 1,39-40)

Continuamos nesse mês de maio falando um pouco mais da importância de Maria para a vida de todo cristão, e portanto, de todo ministro de música. Hoje quero partilhar com vocês sobre duas virtudes de Nossa Senhora, entre todas – pois Ela é a Cheia de Graça. Falo da obediência e humildade.

Os versículos acima transcritos nos revelam que a Santa Mãe de Deus colocou-se a disposição de sua prima para servi-la e ajudá-la durante os seus últimos 3 meses de gestação. A distância de Nazaré até a casa de Isabel é de aproximadamente 150 km, um tanto longe para uma jovem mulher grávida do Filho de Deus.

E o que levou a Virgem Maria a tomar essa atitude? Cumprir a sua resposta ao anjo: “Eis aqui a escrava do Senhor!”. Com muita humildade Maria se pôs à caminho para servir. Sem humildade, não há virtude que possa existir numa alma. Maria, embora se visse mais enriquecida de graças que os outros todos, nunca se julgou acima de quem quer que fosse.

Durante a vida, Maria permaneceu muito oculta. Deus Pai consentiu que Ela não fizesse milagres, pelos menos manifestos, embora lhe tivesse dado poder para isso. Deus Filho permitiu que quase não falasse, embora tendo-lhe comunicado a sua sabedoria. Deus Espírito Santo deixou que o Seus Apóstolos e Evangelistas falassem muito pouco sobre Ela, apenas o necessário para dar a conhecer Jesus Cristo.

Maria, a humilde serva do Senhor!

Sabemos que o pecado entrou no mundo pela desobediência do Homem, mais precisamente, com a desobediência de Eva. E a salvação veio até nós pela obediência total de Jesus, a qual se iniciou com a total obediência de Maria.

Obedecendo ao designos divinos, permitiu que as profecias a seu respeito, como a do velho Simeão, se cumprissem. Como a mais perfeita das esposas, obedeceu a José, o amou e o respeitou. Como a mais amável mãe, obedeceu o seu Filho e nos acolheu como filhos, na pessoa do discípulo amado.

Maria, a obediente serva do Senhor!

Teria muito mais a falar, porém vejo que posso concluir dizendo: Precisamos, a exemplo de Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, ser humildes e obedientes, para assim sermos servo do Senhor. Que a Virgem seja nossa intercessora e nos ajude a buscarmos a humildade e a obediência.

Em Cristo,
Emanuel Stênio
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: