"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Os desafios da vida conjugal

Entende-se por casamento a união legítima entre um homem e uma mulher que se dispõem a viver sob os mesmos princípios regidos pela Igreja. Isso não isenta o casal de viver os impasses e os desafios no exercício da vida comum. Viver um compromisso de profundos vínculos, como é o casamento, sem abdicar dos hábitos vividos enquanto solteiros, certamente, fará com que os casais enfrentem muitos problemas e complicações no convívio.
Ouça comentários adicionais para este artigo

Motivos que fazem surgir uma crise são muitos; estabelecer equilíbrio entre a família, o trabalho e, de maneira especial neste artigo, a vida social, é um dos novos desafios da vida conjugal.
Enquanto éramos solteiros ou não tínhamos um compromisso estabelecido com alguém, o tempo era nosso. Podíamos fazer o que desejávamos, ir aonde quiséssemos. De certa maneira, não precisávamos dar satisfação nem partilhar nossa agenda com ninguém. Contudo, podem ser incômodas, para quem ficou em casa, as famosas “esticadas” das sextas-feiras ou as intermináveis tardes dos finais de semana com os amigos. Ainda que estas sejam práticas inocentes, algumas pessoas, desatentas, se esquecem de que seu cônjuge tem sentimentos e também planeja aproveitar do tempo livre ao seu lado.

Para viver uma nova vida, há a necessidade de se adaptar também a novas atitudes.
Muitas coisas ao longo dos anos irão despontar exigindo pequenos ajustes no cotidiano do casal. E uma maneira de aprendermos a reeducação de nossos hábitos seria no sentido de melhor equacionar o tempo livre, considerando, também, a necessidade de estar com o cônjuge. Aliás, ninguém pode conhecer o outro em escassos e limitados momentos de convivência.
Na prática do “conhecer e ser conhecido” os casais passam a se tornar parceiros, a ponto de identificar os medos, as aspirações e as insatisfações um do outro, tornando-se cada vez mais próximos e cúmplices.

Muitas pessoas, por não terem entendido tais princípios, se isentam dessas obrigações, argumentando que o casamento é uma instituição falida e antiquada. Para outras, a idéia que se passa sobre o casamento é a de prisão, entre outras definições.
Quando assumimos um relacionamento o fazemos por livre e espontânea vontade. Uma vez assumido o compromisso de vida a dois, e percebendo as possíveis e necessárias adequações de nossos antigos hábitos, podemos achar que estamos perdendo a liberdade ou que o novo estado de vida tenha nos “podado as asinhas”.

Extrapolar nas experiências, sobre as quais se pensa ter direito, vivendo à mercê de todas as oportunidades, justificando que a vida é curta e por isso deve ser aproveitada – não convém àquele que se empenha em promover a felicidade do ser amado.
De certa maneira, a vida realmente parecerá curta para se viver os infinitos atos de carinho de casais apaixonados.

Ao enxergarmos a novidade de uma experiência a dois como um peso ou como uma clausura, na verdade, estaremos rotulando e expondo nosso cônjuge como alguém opressor ou egoísta. Assim, paciência e esforço serão atributos necessários para assimilar os desafios da vida conjugal, especialmente para aqueles que desejam nutrir a chama do amor entre si.

Deus abençoe a cada um pelo novo propósito.

Um abraço

Dado Moura

Publicado no Blog Comportamento

Nenhum comentário: