"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

O segredo da felicidade?

Caríssimos,

Tenho pensado sobre o segredo da felicidade... Existe um segredo para ser feliz? Qual a receita para a felicidade? Qual o caminho? E se há um caminho, por que tantos não o seguem, já que todos buscam a felicidade, e há tantos infelizes no mundo? Talvez não o conheçam... ou se conhecem o caminho, teimam em querer não seguí-lo, ou acreditar que existe um outro caminho, um atalho... sei lá. Mas qual o caminho? Qual o segedo da felicidade?

Acho até que muitos já cantaram esses segredos em verso e prosa... acho até que tem uma estrofe de alguma música exatamente com essa pergunta (ou resposta)... qual o segredo da felicidade? Milhares de sites apresentam páginas e mais páginas sobre esse segredo. Livros, artigos, palestras, pregações, ... E se é assim tão conhecido e divulgado, por que tantos ainda não conseguiram encontrá-la? É fato que muitos são felizes... e quando perguntados porque são felizes, várias são as razões... Mas infelizmdente, é fato que muitos também são infelizes... E pensando nesses tantos, me flagrei tentando achar uma razão ou segredo para a felicidade (quantos já não se flagraram em questionamentos rigorosamente idênticos).

Recorri a Bíblia, e em duas passagens, vejo momentos de tristeza e angustia, mas também passos simples para a felicidade, e que agora gostaria de compartilhar com vocês para sua reflexão (se é que provoquei alguma inquietação em quem está sendo esse blog).

Na primeira passagem recorro aos Salmos...
"Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esquecerás de mim o teu rosto?
Até quando consultarei com minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;
Para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, vindo eu a vacilar.
Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação se alegrará o meu coração.
Cantarei ao SENHOR, por quanto me tem feito muito bem"
(Salmo 13)
O salmista Davi ainda acredita no amor de Deus, mesmo que na dor, e não se deixa abalar pela angustia. Será essa experança o segredo da felicidade? Ainda nos Salmos vários outros cantos descrevem a angustia da dor e a infelicidade.

Mas em Mateus, no belíssimo sermão da montanha, Jesus me parece nos dar várias dicas para a felicidade...
"Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
...
Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus."
(Mateus 5, 3-12,19)

Ter um coração desapegado, experança no consolo, cultivar a mansidão, controlar a agressividade, ter fome e sede de justiça, sem esquecer jamais a misericordia, ternura, perdão, coração puro e bonito sem falsidade, promover a paz, sem ódio ou amargura são alguns das palavras-chaves destacadas por Padre Zezinho sobre este belo ensinamento de Cristo. Quem consegue essas virtudes, diz Jesus em suas bem aventuranças, alcançará a felicidade plena para si, e para os seus.

Está lá em Mateus. Esse parece ser o segredo da felicidade. Mas por que tantos, mesmo vendo o que está escrito, não conseguem ser felizes? Talvez por não terem tido uma experiência real com o sagrado, como Padre Fábio de Melo sempre diz... não tiveram em nada sua vida transformada por força do Evangélho.

Pensemos um pouco sobre isso, e pratiquemos essas simples orientações para a felicidade. Eu preciso viver mais essas palvras. E você? Deixemos essas palavras transformarem nossos corações, e nossas vidas!
E levemos a Boa Nova aos que precisam.

Forte abraço, e que Deus nos abençoe e conceda a felicidade em seu amor!

Marcus Rodrigues

Nenhum comentário: