"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O Amor que Salva o mundo…


Um dos nossos primeiros estudos teve o seguinte Título: Fundamentos da Fé Católica. Nesse estudo, nós vimos que todo homem tem sede da verdade. Todo homem busca e anseia a verdade. Vimos também que o pecado nos afastou de Deus. Fez com que o homem perdesse aquilo que era original nele, ou seja, a sua intimidade com Deus.

Nesse estudo vimos também que Deu, vendo e sabendo que o homem não poderia por si só conhecer a verdade, enviou seu próprio Filho para nos reconciliarmos com o Pai e conhecermos a verdade em plenitude.

Deus revelou-se plenamente enviando seu próprio Filho, no qual estabeleceu sua Aliança para sempre. O Filho é a Palavra definitiva do Pai, de sorte que depois dele não haverá outra Revelação. (CIC§73)

Por isso hoje nós vamos conversar sobre o versículo que na minha opinião é um dos mais lindos versículos de toda a bíblia: Jo 3,16.

O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus: “Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados” (1Jo 4,10). “O Pai enviou seu Filho como o Salvador do mundo” (1Jo 4,14). “Este apareceu para tirar os pecados” (1Jo 3,5) (CIC§457)

Quando nos perguntamos sobre o porque que o verbo se fez carne,é nesse versículo que encontramos a resposta.

Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3,16)

Por isso, é preciso antes de tudo saber que o Verbo se fez carne por amor. Foi por amor e só por amor. Um amor tão grande e tão profundo, que por maiss que se queira expliocar.. simplesmente é inexplicável. É mistério. Como um Deus pode amar tanto a um homem. Como um criador pode tanto amar uma criatura, ao ponto de permitir que seu Filho assuma a forma de uma criatura e dê a vida por ela…

Por isso dizemos que o Amor salva o mundo. Porém não é um amor qualquer. Não é o amor de um homem para com uma mulher. Não é um amor de Pai para filho, por mais lindo e significativo que seja. O amor que salva o mundo é o amor de um Deus pela humanidade. É um amor que nos ensina a viver sem pecar, pelo simples fato que, quanto mais amarmos, mais faremos a vontade de Deus a nosso respeito: A santificação.

Pax Domini

Ouça o Podcast - Porque o verbo se fez carne? (Clique aqui)

Nenhum comentário: