"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Estudo da semana: Por que o Verbo se fez Carne?


“Pois o Filho de Deus se fez homem para nos fazer Deus.” (Santo Atanásio)

Quis começar o post de hoje com essa frase de Santo Atanásio para fazer você pensar um pouco nela antes de explicá-la. Vimos que Deus enviou seu Filho Único para nos salvar. Ele não apenas nos remiu, morrendo na cruz e ressuscitando, como enquanto se fez homem, nos mostrou o caminho para chegarmos ao céu: A Santidade.

Essa frase apesar de ousada, é verídica. Pois se aceitamos Jesus como Nosso Senhor e Salvador, morremos com Ele para com Ele ressuscitarmos, assim nos ensina São Paulo. Oras, se estamos Nele, se fazemos parte do seu corpo Místico, acabamos nos tornando Deuses em Jesus. Por isso São Tomás de Aquino afirma:

“O Filho Unigênito de Deus, querendo-nos participantes de sua divindade, assumiu nossa natureza para que aquele que se fez homem dos homens fizesse deuses.” (São Tomás de Aquino)

Mas é preciso estar atento que o desejo de Deus é que sejamos deuses EM Jesus, e não COMO Jesus. Veja, seremos deuses se, e somente se, estivermos em Cristo. Senão acabaremos nos entregando a serpente que disse aos nossos primeiros pais: Vós sereis COMO deuses. Hoje existe uma gama de falsas doutrinas que prometem ao homem uma falsa divindade. Essas promessas fazem alusão a promessa da antiga serpente, ou como você queira, diabo ou satanás.

Porém se pernamecermos unidos a Cristo seremos sim participantes do corpo místico de Cristo, e portanto participantes da sua Divindade.

O Verbo se fez carne para tornar-nos “participantes da natureza divina” (2Pd 1,4): “Pois esta é a razão pela qual o Verbo se fez homem, e o Filho de Deus, Filho do homem: é para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo e recebendo, assim, a filiação divina, se torne filho de Deus”. (CIC§460)

Pax Domini

Ouça o Podcast - Porque o verbo se fez carne? (Clique aqui)

Clique AQUI e envie seu comentário.

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: