"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Todos nós somos Filhos de Deus?

Ainda falando sobre a expressão “Jesus Cristo Filho de Deus”, quero fazer uma observação pertinente. Veja, eu disse nesse estudo que Jesus Cristo é o Filho Único de Deus. A Igreja professa isso. Porém pode ser que uma ou outra pessoa que esteja acompanhando este estudo possa estar se perguntando: Mas se Jesus é o Filho Único de Deus, eu não sou Filho de Deus?

Na verdade, esta resposta precisa ser dada assim: Não (você não é Filho de Deus) e Sim (Você é Filho de Deus). Parece que compliquei tudo não é? É simples. Vamos ao Catecismo:

Deus, que “habita uma luz inacessível” (1 Tm 6,16), quer comunicar sua própria vida divina aos homens, criados livremente por ele, para fazer deles, no seu Filho único, filhos adotivos. Ao revelar-se, Deus quer tornar os homens capazes de responder-lhe, de conhecê-lo e de amá-lo bem além do que seriam capazes por si mesmos. (CIC§52)

A Igreja ensina que Jesus é o Filho Único de Deus. E nós tecnicamente falando, somos criaturas de Deus. Criaturas como o cachorro, como o burro, como o cavalo, como o jacaré… É certo que o ser humano, por ter sido criado a imagem e semelhança de Deus, traz em si uma certa diferença das outras criaturas, mas mesmo assim, ainda somos criaturas. Porém temos uma graça especial. E qual seria essa graça?

Jesus ao morrer por nós, comprou-nos com o seu sangue. É essa a grande graça. E ao nos comprar com seu sangue, Ele nos deu a possibilidade de se quisermos, fazermos parte do seu Corpo Místico e assim sermos filhos EM Jesus.

O Batismo faz-nos membros do Corpo de Cristo. “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25). O Batismo incorpora à Igreja. Das fontes batismais nasce o único povo de Deus da nova aliança, que supera todos os limites naturais ou humanos das nações, das culturas, das raças e dos sexos: “Fomos todos batizados num só Espírito para sermos um só corpo” (1Cor 12,13). (CIC§ 1267)

Ou seja, somos Filhos de Deus em Jesus. Na verdade, a Igreja Católica professa que são chamados Filhos de Deus aqueles que são batizados na fé. Os demais são criaturas. Para muita gente, sobretudo para os cristãos de IBGE, isso é algo inaceitável, mas é isso que a Igreja ensina. Por isso que a Igreja recomenda que se batizem logo as crianças. Você que é Pai e que é Mãe, ao batizar seus filhos, estão inserindo-os no Corpo Místico de Cristo e assumindo que irão ensiná-los a viverem e professarem a sua fé. Depois, na crisma quando ele tiver já uma idade para professar isso, ele vai dizer com suas palavras: Eu confirmo a fé me foi dada.

E outra coisa: Não se deixe levar por esse tipo de ensinamento que diz que todos somos Filhos de Deus e portanto iguais a Jesus. Ele sim é o Único Filho de Deus. Nós somos adotivos.

Esteja atento a isso. Com isso nós terminamos o nosso estudo sobre o título Filho de Deus. Nó próximo estudo falaremos sobre um outro título que é atribuido a Jesus.

Aguardem!

Obs.: Ouça o nosso estudo sobre o Significado do Termo Filho de Deus. Para ouvir o Podcast, clique aqui!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: