"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 26 de abril de 2008

Sejamos misericordiosos

Dom Gil
Foto: Wesley Almeida
Misericórdia vem do latim, que é a junção de ‘misere’ que significa miséria, pobreza e ‘cordia’ que significa de coração. Misericórdia está relacionado diretamente com coração, ser misericordioso é ter um bom coração.

No livro do Gênese vimos Adão e Eva que ofendeu ao Criador que os repreendeu, mas em sua misericórdia Deus prometeu um salvador, e este salvador foi o Seu Filho.

No Antigo Testamento também vimos Abraão e Sara, os dois não poderiam ter filhos, mas por misericórdia Deus deu a graça deles terem inúmeros filhos.

Deus não quer te condenar, Deus não quer a morte do pecador, mas Ele quer que você se converta e viva. No Salmo 50, Salmo da misericórdia, Davi pede perdão a Deus pelos seus pecados e Deus vai encontro de Davi com misericórdia.

Jesus vem até nós para nos dá a certeza que podemos ficar livre do nosso pecado, Jesus é a própria misericórdia.

Jesus pregou a misericórdia. Todos os milagres que Jesus realizou foi um ato de misericórdia. No Evangelho de São João 10:

"Caminhando, viu Jesus um cego de nascença. Os seus discípulos indagaram dele: Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem este pecou nem seus pais, mas é necessário que nele se manifestem as obras de Deus. Enquanto for dia, cumpre-me terminar as obras daquele que me enviou. Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar. Por isso, enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego. Depois lhe disse: Vai, lava-te na piscina de Siloé (esta palavra significa emissário). O cego foi, lavou-se e voltou vendo."
"Jesus é a própria misericórdia"
Foto: Wesley Almeida
No Evangelho de São Marcos 7 vemos mais um milagre, mais um ato de misericórdia.

"Jesus respondeu-lhe: Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha. Voltou ela para casa e achou a menina deitada na cama. O demônio havia saído. Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole. Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te! No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente. Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam. E tanto mais se admiravam, dizendo: Ele fez bem todas as coisas; fez que ouçam os surdos e falem os mudos."


Jesus pregou e viveu a misericórdia. Jesus vai ao encontro dos sofredores, pecadores. No Evangelho de São João no capítulo 8, Jesus tem mais uma atitude de misericórdia com a mulher adúltera. Ele não vive só da justiça, mas da misericórdia. Jesus viu o coração daquela mulher.

"Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra. Inclinando-se novamente, escrevia na terra. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno".


São as inúmeras as atitudes de misericórdia de Jesus no Evangelho. Até no momento da morte, Jesus foi misericordioso:

“Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós! Mas o outro o repreendeu: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23,39-43).


Nesta passagem há um mau ladrão que blasfemou e não acreditou na misericórdia, já o outro tinha fé, ele sabia de seus erros, dos seus pecados, mas ele confiou na misericórdia. Pelo mau ladrão Jesus não podia fazer nada, porque só recebe a misericórdia quem confia.

Publicado no Portal da Canção Nova

Nenhum comentário: