"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Bíblia: uma junção do ato humano e divino

Na redação dos livros dela, há a mão humana, mas, principalmente, a inspiração divina

A princípio parece uma coisa óbvia, já que a Bíblia é um livro, ou melhor, uma coleção de livros – e os livros, claro, são para serem lidos e por isso é mais do que óbvio que temos de entendê-la como literatura.

Só que, quando se trata das Sagradas Escrituras, nem sempre a coisa é simples assim. Porque a Bíblia é, para nós, a Palavra de Deus. E por ser Palavra de Deus, a Igreja a venera profundamente. O que acontece, muitas vezes, é que muitas pessoas entendem de modo equivocado o fato de a termos como Palavra de Deus e de a venerarmos como tal. E acabam, por causa de um respeito às vezes fora da normalidade, tendo medo de ler a Bíblia.

Eu acho bacana quando chego a uma casa e a Palavra de Deus está aberta, geralmente num lugar de destaque na casa. A pessoa tem aquela Bíblia grande, ilustrada e coloca na sala, aberta. Isso é bem bonito. É muito importante dar destaque para a Palavra de Deus, a Igreja nos incentiva a fazer isso. Mas muitas pessoas ficam com medo ou respeito excessivo e não a lêem. Por isso quero comentar sobre a Bíblia como literatura.

Para ficar mais fácil, vamos separar as palavras: Bíblia e Sagrada. “Bíblia” significa um conjunto de livros. E como já dissemos, livro é para ser lido. Ato humano. E a outra palavra “Sagrada”, segundo o dicionário, é algo relativo às coisas divinas, algo santo, separado. Ato divino. Percebemos aí o que Deus quer: a união do divino com o humano.

Na composição da Bíblia Sagrada – temos, no momento da redação dos livros, a mão humana, mas também, e principalmente, a inspiração divina –, que é o que torna a Bíblia algo sagrado para nós. Temos aí essa junção do ato humano e da ação divina.

Fazemos o que cabe a nós no ato humano da leitura dos textos e Deus a d’Ele ao nos enviar seu Espírito Santo, que nos ilumina e encaminha nessa leitura.

A Igreja nos ensina que a graça de Deus é oferecida a todo ser humano, mas que para produzir seu efeito é necessário que haja a cooperação humana. É o que a Igreja chama de livre adesão do homem à graça de Deus. Assim também o é com a Bíblia. Para que a Palavra de Deus, em toda sua sacralidade, e para que o ato divino aconteça em nós, precisamos realizar o ato humano da leitura dos textos.

Se quiser, mande um e-mail ou comente aí em baixo. Você é muito bem-vindo!

Fique com Deus. Até a próxima.

Denis Duarte
denisufv@yahoo.com.br

Publicado no Portal Canção Nova

Nenhum comentário: