"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Em que sentido a Igreja usa o termo “Senhor”?


Hoje em dia, vemos muita gente chamando Jesus de Senhor. De fato Ele é o Senhor, e disso não tenho dúvidas. Porém é preciso entender o sentido do termo Senhor. Veja o que diz o Catecismo:

Na versão grega dos livros do Antigo Testamento, o nome inefável com o qual Deus se revelou a Moisés, Iahweh, traduzido por “Kýrios” [”Senhor”]. Senhor torna-se desde então o nome mais habitual para designar a própria divindade do Deus de Israel. É neste sentido forte que o Novo Testamento utiliza o título de “Senhor” para o Pai, e também - e aí está a novidade - para Jesus reconhecido assim como o próprio Deus. (CIC§446)

Desde os inícios do Judaísmo, o povo de Deus chamava o seu Deus Yahweh de Senhor. Na Grécia usava-se o termo Kyrios, como vimos no catecismo da igreja Católica. Porém o termo Senhor naquele tempo tinha dois sentidos:

O primeiro sentido, era usado para tratar alguém de mais idade, ou dos filhos para com os pais. Este de fato é um termo mais atual. Se usa comumente entre Pais e filhos, entre empregados e patrões, e para com pessoas de mais idade;

O segundo termo, é menos usual hoje, porém era muito usado na época do Antigo e do Novo Testamento. Era usado pelos escravos e servos para com o seu dono. Era assim que um servo ou escravo chamava seu dono: Senhor! Era nesse caso específico que se usava a palavra Kyrios.

Desde os inícios, o Povo de Deus se refere ao seu Deus como seu Senhor, usando esse segundo sentido. Ou seja, aqueles que se dispõem a seguir a Deus, precisam se colocar como servos, como escravos, muito embora Deus nos trate como servos, mas como amigos. O grande problema é muita gente ao tratar Jesus como Senhor, não expressa de fato na sua vida o Senhorio de Jesus.

Para muitos, Jesus é Senhor apenas por uma questão de respeito. Pelo fato de ser Filho de Deus. Mas não pelo fato de permitir que Jesus de fato seja o senhor de suas vidas. O centro desse estudo não é apenas explicar o termo Senhor, mas conscientizar ao amigo leitor que vai visitar o blog nesses dias, que é preciso mesmo deixar que Jesus seja de fato o Senhor da sua vida.

Porém agora fica a pergunta, para que você responda nos comentários: Em que sentido você trata Jesus como Senhor? Jesus é o seu Kyrios?

Dominus Vobiscum

Obs.: Ouça o nosso estudo sobre o Significado do Termo Filho de Deus. Para ouvir o Podcast, clique aqui!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Para enviar seus comentários, clique AQUI.

Nenhum comentário: