"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Zaqueu – A misericórdia entra em sua casa


José Ricardo F. Bezerra
Consagrado na Comunidade de Aliança Shalom

Tome o trecho sobre Zaqueu, narrado em Lc 19,1-10.

Seguindo os passos da Lectio, leia com atenção, várias vezes, se possível em voz alta ou à meia voz, o texto escolhido. Faça agora, em silêncio, uma leitura, meditando com a cena e as palavras colocadas. A partir daquilo que Deus lhe inspirou ou do que mais lhe tocou nesta meditação, faça sua oração de louvor, agradecimento, súplica ou intercessão, em resposta ao Senhor que lhe falou. Deixe-se, então, conduzir pelo Espírito Santo, para que Ele complete sua obra através da contemplação dos mistérios, da beleza e do amor de Deus.

Zaqueu era um homem rico e chefe dos publicanos de Jericó, isto é, dos coletores de impostos (cf. v.2). Por estas duas razões, Zaqueu pensava que o Mestre não se aproximaria dele ou que talvez o rejeitasse e o desprezasse como a maioria do povo devido à colaboração com os dominadores romanos. “Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, pois era de baixa estatura” (v.3).

E você? Tem procurado “ver” Jesus? O que o está impedindo? Que “multidão” de afazeres, preocupações ou ídolos estão tapando-lhe a vista? Você reconhece sua limitação? Qual o tamanho do seu orgulho que lhe rebaixa a um ponto de não poder ver que o Senhor está vivo e age bem perto de você? “Correu então à frente, e subiu num sicômoro...” (v.4). Qual a sua disposição para vencer os obstáculos, correr e se lançar na vontade de Deus? “Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa” (v.5).

Coloque-se no lugar dele e ouça Jesus lhe dizer: “Filho(a), desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa”. Foi Jesus quem escolheu ficar e entrar na casa de Zaqueu e escolheu também entrar e ficar na sua casa. Você aceita? “A vista do acontecido, todos murmuravam: Foi hospedar-se na casa de um pecador” (v.7). Deus lhe revelou algum preconceito? Você seleciona quem você acha que se salva ou pode receber Jesus? “Senhor, eis que dou a metade de meus bens aos pobres e se defraudei a alguém, restituo-lhe o quádruplo” (v.8). Como está sua generosidade para com os pobres e com o Reino? Hoje a salvação entrou nesta casa...”. Faça outra oração permitindo Jesus (seu nome é salvação) entrar em sua vida. Abra seu coração para a misericórdia do Senhor que deseja habitar, conviver, fazer morada em seu dia-a-dia. Contemple a “habitação de Deus” que é sua alma! Você inserido na Trindade e a Trindade em você!...

Anote e partilhe no seu grupo ou comunidade o que mais Deus realizou em você através desta Lectio. Escreva também para nós da Revista Shalom Maná. Deus o abençoe! Shalom!

Publicado no Portal da Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: