"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O amor humano diante da cruz de Cristo

A cruz de Cristo é o maior símbolo da salvação pois neste madeiro sagrado o Filho de Deus se ofereceu ao Pai como vítima inocente pelos pecadores e alcançou para a humanidade a possibilidade da vida eterna. A cruz é também chamada da árvore da vida, pois dela brotou vida nova para todos. Mas também foi um sinal de contradição para a época, principalmente porque os maiores bandidos eram cruxificados, como castigo. Em Jesus a cruz toma um sentido maior: ser a maior demonstração do amor de Deus pela pessoa humana.

Colocar o nosso amor diante da cruz de Cristo é verificar a necessidade da doação total para pessoa amada, como Cristo se deu por inteiro por todos. Amar significa doar-se totalmente ao outro sem esperar que haja qualquer manifestação de retribuição ou recompensa, mesmo de correspondência pelo amor dado. Desta forma o amor se torna divino e desvinculado de interesse.

Por outro lado o amor humano sempre requer reciprocidade, que é o ato de dar uma resposta de amor para quem nos ama. Somos gratuitamente amados, e sentimos o desejo profundo de corresponder este amor, amando. Esta dinâmica de céu precisa ser exercitada em todo relacionamento humano. Amamos gratuitamente e somos amados gratuitamente. Mas isto só é possível quando se tem como fonte a árvore da vida, de onde brota a verdadeira seiva de amor capaz de abrir o coração humano para esta realidade. Deus começou este lindo jogo de amor, participamos dele na medida em que colocamos o nosso amor humano diante da Cruz de Cristo. A proposta é entrar de cheio nesta dinâmica e dispor-se a adotar isto como um modo de vida: o modo de vida cristão. Deus abençoe você, e que você ame sempre, o amor promove a libertação e a salvação da pessoa.

Diácono Paulo Lourenço.

Fonte: Blog do Diácono Paulo lourenço

Nenhum comentário: