"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 11 de julho de 2010

Domingo do Bom Samaritano


Leituras: Dt 30,10-14; Sl 69(68); Cl 1,15-20; Lc 10,25-37

A primeira leitura do Livro do Deuteronômio é uma catequese feita pelos Levitas itinerantes do tempo da Bíblia. Tinha por finalidade orientar e ensinar o caminho da justiça e da fraternidade mesmo diante dos conflitos, desafios e interpelações da vida. O texto de hoje lembra que o ensinamento de Deus é simples e acessível a todos.

Na segunda leitura a comunidade de Colossos era composta por pessoas vindas do paganismo. Estava havendo sérias dificuldades na interpretação da fé com sérias conseqüências para a prática. Paulo, informado disso, escreve na prisão.

Em Lucas o Evangelho apresenta Jesus, após ter concluído sua missão na Galiléia, toma a firme decisão de ir para Jerusalém. Neste caminho os Samaritanos rejeitam Jesus por causa de velhas intrigas com judeus. Mas entre os samaritanos podem-se encontrar exemplos muito fortes de vivência do amor.

O que chamou a atenção no Evangelho? Quais os personagens que aparecem no texto? O que o especialista em leis perguntou a Jesus? O que ele respondeu a Jesus, a respeito da lei? O que Jesus conclui ao ver que ele conhece o mandamento? Porque Jesus contou a parábola? O que Jesus ensina ao escriba? Que relação há entre este evangelho a primeira e a segunda leitura? Que boa notícia as leituras trazem para nós? Que atitude nos pede? Como podemos viver e expressar esta palavra em nossa celebração?

Para concluir a meditação – o doutor da lei fez a Jesus uma pergunta bem prática: O que devo fazer para alcançar a vida eterna? A esta pergunta seguiu uma outra, ainda mais imediata: E quem é o meu próximo?

Através da parábola do Bom Samaritano, Jesus leva o legista a compreender que não basta saber a lei, é preciso fazer o que a lei manda. Além disso, o mais importante não é definir quem é o próximo, mas se posicionar concretamente para ser próximo de quem quer que seja independentemente da situação social, racial ou moral.

A atitude de compaixão do samaritano aponta para a grande misericórdia do Pai que nos enviou Jesus Cristo, seu filho, para ser próximo de nossas dores. Nisto consiste a Boa Nova do evangelho deste domingo.

Ao mesmo tempo, Ele nos pede uma mudança em nossa vida, uma tomada de posição: vai, e também tu fazes o mesmo. Que o Pai venha ao nosso encontro e nos ajude em nossa caminhada.




Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário de Fátima








Fonte: Blog do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: