"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 18 de julho de 2010

Domingo de Marta e Maria

Recomendamos neste domingo o encontro de Jesus com as duas discípulas, Marta e Maria. Ofereçamos a Ele a nossa hospitalidade e alegremo-nos porque, em primeiro lugar, ele nos acolhe e nos defende.

Marta, como a maioria das mulheres de seu tempo, representa a mulher em suas atribuições tradicionais, absorvidas pelos afazeres domésticos, preocupada em bem servir. Maria, ao contrario, ilustra a posição da mulher que ousa deixar a cozinha para ir sentar-se junto ao visitante e ouvir as boas novas.

No tempo de Jesus, o lugar habitual da mulher era o interior da casa, ou nos caminhos das fontes, onde se buscava a água. Ora a posição de Maria aos pés do mestre como faziam os discípulos dos grandes mestres na época, não era uma atitude comum. Lembro-nos de como os apóstolos se espantaram ao ver um dia Jesus conversando com uma mulher. (Jô 4,27)

A resposta de Jesus a Marta não é uma censura ao tipo de atividade que ela exerce. Jesus sempre valorizou o amor feito serviço concreto, e não apenas a oração e a escuta da Palavra. Mas vendo Marta atarefada pede-lhe que não deixe envolver demais pelos trabalhos, perdendo-se no meio das tarefas.

De fato os serviços diários de uma casa ou mesmo de um trabalho profissional tendem-se a multiplicar rapidamente e acabam escravizando quem deles se ocupam. Muitas vezes as pessoas se deixam envolver além do necessário, tornando-se, assim, fechadas à realidade exterior. Seus horizontes se estreitam. É o que Jesus parece desejar mostrar à Marta quando deixa claro que, no meio de tantos afazeres não se encontravam ainda o essencial.

É bom lembrar que a atitude de Maria não é incompatível com a de Marta. Com efeito, os evangelhos nos dão notícia de um pequeno grupo de mulheres que seguiam Jesus em suas caminhadas. Elas cuidavam da infra-estrutura da comitiva dos discípulos que acompanhavam o Senhor através da Palestina: costuravam e lavavam a roupa, preparava a comida como Marta.

Na celebração deste domingo, o Pai renova em nós esse desejo profundo de permanecer com o Mestre Jesus e de lhe proporcionar a hospitalidade do nosso amor gratuito, e mais ainda, faz que experimentemos o dom da hospitalidade que recebemos do seu amor sem medida.



Pe. Francisco Ivan de Souza
Pároco do Santuário












Fonte: Blog do Santuário de Fátima

Nenhum comentário: