"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

As quatro dimensões do encontro com Jesus

O encontro com Jesus é um encontro sempre novo. De uma vez por todas, ninguém pode falar: "Eu encontrei o Senhor". Porque o encontro com Ele se renova a cada dia por meio de novas experiências. Um casal, para viver feliz, deve impor-se renovar a cada dia o próprio amor: o marido deve encontrar a esposa de uma forma sempre nova, criando situações e experiências que possam estimular o interesse recíproco e isso não requer sacrifício porque o amor é infinito e criativo.



Para clarear esse conceito, apresento o encontro com Jesus sob quatro dimensões:

Encontro com Jesus que cura

É importante evitar o erro de pensar que quando encontramos Jesus que cura chegamos até o cume da experiência. Na realidade, estamos somente no início da nossa caminhada, no primeiro degrau da escada. É o encontro do homem que grita: "Ajudem-me". É o grito do homem que olha mais para si mesmo do que para a pessoa de Jesus, mas é o nosso primeiro encontro.

Encontro com Jesus Mestre

Após tê-Lo encontrado e ter experimentado a Sua misericórdia, vamos até Ele não mais para pedir, mas, ao contrário, para dar: "O que tenho de fazer, Mestre?". Esta é a dimensão de quem tem sede de saber o que Deus quer. Não mais se pergunta "o que me ajuda?", mas "o que Deus quer?". É claro que estamos em um nível mais alto.

Encontro com Jesus Amigo

Aqui, a sede do homem é a prece, a intimidade com o Senhor. Sente-se uma grande necessidade de entrar em plena sintonia com Deus. Freqüentemente acha lugares solitários para ficar a sós com o Pai. Mais que uma prece para pedir ("dê para mim"), a sua oração zela por uma união com o Senhor.

Encontro com Jesus Senhor

Neste encontro, nós nos sentimos ser totalmente d'Ele, portanto, entregamos tudo que somos e possuímos, inclusive, nossos carismas. Isso significa dizer: "Pega o que queres da minha vida, Senhor! Não sou eu que devo projetar o que tenho que fazer, és Tu que deves falar por mim".

Trecho adaptado e retirado do livro: "Cura do mal e libertação do maligno”, de Frei Elias Vella

Publicado no Portal da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: