"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

I Carta de Paulo aos Coríntios - Aconselhamentos

Citação: 4,6-20
Autor: Pe. Rafael Lopez Villasenor

Os assuntos relacionados ao corpo, sexo e às relações humanas estavam à flor da pele na sociedade de Corinto.

Na cidade se venerava Afrodite deusa do amor. Acreditavam, de acordo com a filosofia grega, que o corpo era a prisão da alma. Alguns filósofos pregavam que o corpo era mau e que o sexo devia ser evitado.

Paulo, com relação ao sexo e ao casamento apresenta alternativas, diante da fragilidade humana ele coloca no devido lugar, embora ele tenha preferência pelo celibato.

Mas, o celibato é um dom de Deus, uma vocação, que não é para todos. O matrimonio é o lugar por excelência para a vida sexual e familiar, instituído por Deus desde a criação.

Diante dos matrimônios mistos, isto é marido cristão com mulher não cristã, ou vice-versa, a parte cristã santifica a outra parte. Com relação ao divórcio, Paulo ensina a mesma doutrina do Evangelho. Não importa se a pessoa é celibatária, virgem, ou casada, o que importa é que a escolha de um estado de vida seja reflexo da vida do Evangelho.

• Quais são os conselhos que Paulo dá a comunidade?

• Como é visto o casamento, o sexo livre e o celibato dentro da nossa sociedade?

Publicado no Portal A Catequese Católica

Nenhum comentário: