"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 7 de setembro de 2008

I Carta de Paulo aos Coríntios - A comunidade cristã de Corinto


Pe. Rafael Lopez Villasenor

A comunidade cristã de Corinto foi fundada por Paulo durante a sua segunda viagem missionária (At 18,1-18). Corinto era a segunda cidade grega com cerca de 500 mil habitantes, com dois portos nas adjacências. Capital da província romana da Acáia.

A prosperidade e a riqueza da cidade estavam baseadas no comércio. Também era famosa pela produção artesanal de cerâmica, madeira e bronze.

A língua oficial era o latim, mas o povo falava o grego popular. Havia grandes templos as divindades locais e prédios administrativos de grande importância, como o templo a Afrodite, deusa do amor e da fecundidade.

A população era formada por diferentes classes sociais, comerciantes, artesãos, libertos e grande número de escravos. Daquela cidade cosmopolita nasceu pequeno grupo de cristãos, formado em sua maioria por gente pobre, estivadores dos dois portos da cidade. Surgiu assim uma comunidade alternativa, que rompeu com o passado para viver a novidade do Evangelho.

Paulo chegou naquela cidade na primeira metade do ano 50 ou 51, e ficou por lá até depois da primeira metade do ano 52, provavelmente dezoito meses. Os primeiros tempos foram duros. Vinha de Atenas onde sua pregação não tivera êxito e encontrara em Corinto um ambiente muito difícil por causa da hostilidade dos judeus e da corrupção moral que grassava por lá. A chegada do Evangelho a Corinto é narrada em Atos 18, 1-18. A comunidade cristã era formada por pessoas da camada mais modesta da população (1Cor 1,26-28). Composta pela maioria de pagãos convertidos. Foi em Corinto que se concretizou a ruptura com o judaísmo.

Publicado no portal A Catequese Católica

Nenhum comentário: