"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

I Carta de Paulo aos Coríntios - Motivo da Carta


Pe. Rafael Lopez Villasenor

Pelo ano 55, já havia na comunidade sinais de que as coisas não andavam muito bem. Paulo escreveu, então, uma primeira carta, que não chegou até nós, na qual recomendava aos cristãos de não terem relações com pessoas de costumes perversos (Cf. 1Cor 5,9), o que demonstra que alguns neófitos ainda estavam seguindo os hábitos maus e a corrupção que medravam na cidade.

Em Éfeso, provavelmente no ano 56, o apóstolo Paulo sente a necessidade de escrever à comunidade que fundara durante sua estada em Corinto, entre os anos 50 e 52. Ele quer ajudar a comunidade a superar os conflitos, sobretudo as divisões internas, que colocavam em jogo a identidade e a sobrevivência da comunidade cristã numa rica cidade comercial onde geralmente se buscavam vida fácil e riquezas.

Corinto foi a comunidade que mais problemas trouxe a Paulo. O método que Paulo usa para orientar as comunidades que fundara não tem nada de autoritarismo ou moralismo: antes de tratar dos problemas concretos da comunidade, ele lhe mostra quanto é agradecido a Deus pela existência e pela perseverança dos cristãos de Corinto.

A Carta, portanto é um escrito ocasional onde se trata de casos individuais, da honestidade dos costumes, do matrimônio e do celibato, da idolatria, da Eucaristia, dos carismas e da Ressurreição dos mortos. Um dos motivos que levaram Paulo a escrever aos coríntios foi a questão da ressurreição dos mortos. Para os de cultura grega era difícil aceitar que os mortos pudessem voltar à vida. Negando a ressurreição dos mortos, negavam também a ressurreição de Cristo.

A Carta tem um valor doutrinal incomparável e outro valor histórico muito grande para o nosso conhecimento do cristianismo primitivo. Nenhuma outra fonte antiga fala da Eucaristia e dos carismas. Este escrito não foi a primeiro a ser escrita a cidade Grega de Corinto.

Publicado no Portal A Catequese Católica

Nenhum comentário: