"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

I Carta de Paulo aos Coríntios - O autor

Caríssimos,

Nesse mês de setembro dedicado a Bíblia, o portal A Catequese Católica iniciou um estudo sobre a I Carta de São Paulo aos Coríntios.

Convido todos a fazerem esse estudo conosco. O primeiro artigo fala sobre o autor da carta, Paulo de Tarso. Espero que todos gostem...

Um forte abraço, e que o Espírito Santo nos ilumine.

I Carta de Paulo aos Coríntios - O autor
Pe. Rafael Lopez Villasenor

Paulo é oriundo da diáspora, nascido e formado no mundo grego. Natural da cidade de Tarso de pais judeus da tribo de Benjamim (At.23,6).

Ele foi criado dentro das exigências da lei e das tradições paternas (Gl 1,14). Era judeu praticante, preocupado com a observância da Lei.

Desde o nascimento foi cidadão romano (At 22,25-29), mas sempre se orgulhou de ser judeu e fariseu. Tinha dois nomes: Saulo, o nome judaico e Paulo o nome grego. É errado dizer que antes da conversão se chamava Paulo e depois Saulo.

Como todos os meninos judeus da época, Paulo recebeu sua formação básica na casa dos pais, na sinagoga do bairro e na escola ligada à sinagoga; como aprender a ler e escrever; estudar a Lei de Deus e a história do povo; assimilar as tradições religiosas; aprender as orações e os salmos.

O método era: pergunta e resposta; repetir e decorar; disciplina e convivência. Além da formação básica em Tarso, Paulo recebeu uma formação superior em Jerusalém. Estudou aos pés de Gamaliel (At 22,3). Não só era conhecedor a fundo da religião dos pais, mas também, possuía boas noções das filosofias e religiões gregas do seu tempo. Escrevia e falava grego. Enquanto judeu, tem mentalidade completamente diferente da dos gregos. Mas se esforça para assimilar a maneira de pensar desse povo. Tinha como profissão ser fabricante de tendas (At 18,3), que tinha recebido do pai.

Paulo do nascimento aos 28 anos de idade foi o judeu observante (Gl1,13.23; ICor 15,9; Fl 3,6); dos 28 aos 41 anos de idade o convertido fervoroso (At 9,3-19); dos 41 aos 53 anos de idade o missionário itinerante (At 9,20-25;); De 53 até à morte aos 62 anos de idade o prisioneiro e o organizador das comunidades. Com suas cartas expressa seu calor e presença nas comunidades fruto da missão.

Ele nunca trabalho sozinho, sempre com um grupo missionário itinerante, que enfrentou perigos e ameaças constantes (2Cor 11, 23-38) e trabalhou com suas próprias mãos para se sustentar. Ele foi um missionário urbano, que escolheu estrategicamente os grandes centros para facilitar o anúncio do Evangelho a partir das comunidades judaicas. De personalidade forte, intrépida, às vezes parece intolerante, mas soube ser comovente e cheio de ternura.

A perseguição de Nero durou de 64 a 68, levou ao martírio a Paulo e Pedro. Estabelecer o ano exato do martírio é praticamente impossível, mas deve ser colocado entre 66 e 68. Que Pedro e Paulo tenham morrido na mesma ocasião é improvável, mas o martírio dos dois se deu durante a mesma perseguição, talvez, no mesmo ano. Paulo, segundo a tradição, foi decapitado no lugar onde surge hoje a Basílica de São Paulo fora dos muros.

Nenhum comentário: