"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Como Deus revelou sua vontade aos homens? Como ela chegou até nós?

Recordando - Nos estudos anteriores vimos que o que diferencia as Religiões Judaico Cristãs das demais é o fato de Deus ter revelado o verdadeiro caminho ao homem. Vimos que Jesus Cristo, o Messias anunciado e prometido veio ao mundo para anunciar a verdade definitiva. Isso separou os judeus dos cristãos. Vimos também que Deus foi revelando aos poucos vontade. Falou a Noé, a Moisés, aos profetas… E enviou seu Filho ao mundo para anunciar a verdade definitiva.

Agora antes de estudarmos propriamente a Igreja Católica em si, vale a pena entender que a Revelação dada por Deus aos homens, é para todos os homens e não para alguns dos homens. O próprio Deus quis que essa revelação fosse anunciada. É comum ouvirmos pessoas acusando a Igreja de querer esconder a verdade. Mas se tem alguém que deseja a verdade é a própria Igreja Católica. Ela tem buscado a verdade, pois Jesus é o Caminho, a verdade e a Vida.

Porém a Igreja é séria na busca da verdade. Ela não é, e nunca será leviana. Ser sério na busca da verdade exige prudência, estudo, paciência e análise de todos os lados. As pessoas exigem respostas fáceis para problemas difíceis. É como se para curar um câncer fosse necessário apenas tomar um comprimido. A verdade exige seriedade. Nunca se esqueça disso. A Igreja não é insana como tantas outras “ditas igrejas” que saem por ai dando respostas insensatas como verdades absolutas. A Igreja é comprometida com a verdade. Pode levar tempo para se pronunciar, mas quando o faz, traz consigo a certeza que mergulhou a fundo no problema para achar uma solução.

Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou como resgate por todos.
(1 Tm 2, 3-6a)

O grande desejo de Deus é conheçamos a verdade, pois a verdade tem nome, Jesus Cristo, e a verdade liberta. Como diz Santo Agostinho, onde está a verdade, está Deus. Uma vez que toda a verdade já fora revelada por Jesus Cristo, Ele precisava confiar essa verdade a alguém, para que ela fosse transmitida para os povos. E Jesus, sendo Filho de Deus e portanto Deus, confiou essa missão a seus discípulos. E desses Cristo fez Apóstolos. A eles confiou-lhes a missão de de propagar a boa nova do Evangelho a todas as criaturas e todos os povos, raças e nações. Confiou-lhes também a missão de levar aos irmãos na fé, seu Santísimo Corpo e seu Santíssimo Sangue. Nascia então a Igreja: A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Bispos – São os sucessores dos Apóstolos. A eles é confiada a Missão que o próprio Cristo confiara aos seus discípulos/apóstolos. É missão do Bispo, cuidar para que o Evangelho chegue aos fiéis de forma inalterada.

“Só a Igreja Católica é que conserva o verdadeiro culto. Esta é a fonte da Verdade, o domicílio da fé, o Templo de Deus”.
(Lactânio – Séc IV)


Nenhum comentário: