"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Por que você canta na igreja?

A experiência com Deus é a essência do cantar para Ele

A primeira coisa que gostaria de questionar aos músicos, sejam eles cantores ou instrumentistas, é: Por que você canta na igreja? O que o levou a fazer isso? Qual a razão do seu canto?

Digo isso porque, ao longo da minha caminhada, encontrei pessoas que iam tocar na igreja e nos Grupos de Oração pelos mais diversos motivos. E o pior é que quase todos eram errados.

Uns iam porque gostavam de cantar e não tinham espaço fora da Igreja; outros porque sabiam os cantos; já outros porque queriam fazer sucesso entre as meninas ou rapazes e ainda havia os músicos que imaginavam que uma banda católica era a mesma coisa de uma banda secular. Todos esses motivos não estão muito corretos.

O que precisa levar um músico a cantar PARA Deus é a sua experiência com o mesmo Deus. É preciso conhecer o Mestre, acreditar n'Ele, conhecer a Sua Palavra e se dispor a vivê-la. É isso que dá força ao seu canto. Um músico católico nunca pode ser igual a um músico secular, pois as palavras e canções, emanadas por ele, têm a força de Deus.

O músico secular pode até fazer muito sucesso, ter muitos fãs e vender muitos discos, mas a sua música, por mais que seja bem arranjada e executada, é música ordinária. Porém um músico católico, que conhece o Mestre e vive ao lado d'Ele, quando executa a música com técnica e arte, traz consigo a unção do Mestre.

Recordo-me da primeira vez em que vi e ouvi Martin Valverde ministrando, nunca havia visto aquele sujeito antes, mas depois daquele momento – de música e oração – minha vida nunca mais foi a mesma. Havia algo naquele homem que nunca havia visto em cantor nenhum. Acho que você conseguiu entender o que estou falando, e iguais a ele, existem muitos outros.

Por isso, quero convidar você para ver e rever as principais motivações que o levam a cantar ou tocar para Deus. Faça um momento de reflexão e seja sincero com você mesmo. Sei que muitas pessoas começam a tocar e a cantar na igreja por outros motivos, mas no meio do caminho encontram-se com Deus, e a partir daí passam a fazer um trabalho coerente. Talvez este seja o seu caso, e se for, retome o seu trabalho com fé e ousadia.

Cadú
Gravadora Canção Nova

blog.cancaonova.com/dominusvobiscum

Nenhum comentário: