"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A perspectiva do tempo quaresmal


A perspectiva do tempo quaresmal é a Páscoa, o mistério redentor de Cristo que lava o pecado do mundo. Na liturgia da missa, há um momento, entre outros, todos de natureza penitencial, que nela estão presentes, em que, humilhando nossa cerviz, rezamos: “Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós”.

O pecado do mundo, é aquele que herdamos de Adão, como diz São Paulo, na Carta aos Romanos que compõe a liturgia da Palavra do precedente 1º Domingo da Quaresma (Cf. Rm 5, 12-19). Nele temos a raiz do mal ínsita em nossos corações, a soberba da vida, a concupiscência da carne e dos olhos (Cf. 1 Jo. 2, 16). Por ele foi destruída a ordem da criação com a revolta de toda a Natureza e por ele fomos mergulhados nas trevas.

O Cordeiro de Deus veio ao mundo e, imolado por nós, nos obteve uma redenção eterna. Onde era grande o estrago do pecado, mais abundante foi a graça para todos os que crerem no nome do Filho de Deus e, unindo-se à sua paixão, vivam a vida nova que conduz a uma eternidade sem fim.

A penitência do cristão, e falamos especialmente deste tempo, não é uma simples abstenção dos alimentos, a realização de atos de filantropia, mas tem de nascer do coração, de um espírito humilhado como o de Davi após a sua falta, de uma consciência de que partilhamos do pecado do mundo, suas maldades, sua recusa de aceitar a Luz.

São Leão, papa, em seguimento à voz profética de Joel, nos alerta que não só na abstinência dos alimentos consiste o nosso jejum, se não corresponder a uma vontade radical de apagar do nosso coração a iniqüidade.

Ninive, alertada pela voz da Jonas, sentiu não só o pecado individual, mas também o coletivo e se impôs uma penitência, na espera da bondade de Deus. Não foi o sofrimento em si, mas um sofrimento reparador confiado na misericórdia divina. Isso não aconteceu em Sodoma e Gomorra, onde sequer havia um justo a clamar com preces e jejuns por si e pela cidade.

A Igreja nos concita a essa penitência. Um jejum e atos de misericórdia que, unidos ao sofrimento redentor de Cristo e nascidos de corações arrependidos, confiem no infinito amor de Deus: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

É neste sentido que caminha também a Campanha da Fraternidade, instituída pela Igreja no Brasil diante de graves pecados sociais que mancham a nossa Pátria.

Todos nós estamos conscientes do desrespeito à vida que ora se pratica na sociedade. Basta abrir os jornais ou o noticiário da televisão para tomarmos conhecimento de crimes bárbaros contra a vida. Não são assassinatos que ocorrem no calor de uma discussão. São mortes planejadas e anunciadas. São mortes contratadas. Há pessoas que se prestam, por uma miséria de dinheiro, para matar por encomenda. E por que essa encomenda? Por vingança, e, mais degradante ainda, porque são empecilhos às suas intenções e empresas criminosas.

Mata-se no trânsito irresponsável. Num sistema de saúde inoperante que é capaz de gastar milhões em propaganda de anti-concepcionais, mas não fiscaliza, nem melhora e nem amplia hospitais, e muito menos, constrói novos hospitais, sem dizer no descaso do repasse das verbas de saúde pública para as beneméritas Santas Casas de Misericórdia.

A pretexto de combate à criminalidade, polícia invade e ocupa bairros-favela e trata indiferentemente moradores e criminosos na mira das armas, como se fosse numa guerra externa.

E se aprofundarmos mais, vemos as mortes silenciosas dos inocentes que não se podem defender a pretexto do supostos direitos ao prazer inconseqüente. O Estado, cuja missão primordial é defender a vida e a vida plena, tenta, por uma legislação contrária à lei natural, dar o direito ao crime.

A penitência quaresmal deve levar-nos a pedir perdão por nós e pela sociedade. Deve concitar-nos à conversão e a crer no Evangelho: “Em nome de Cristo vos suplicamos: Reconciliai-vos com Deus. Aquele que não tinha experiência de pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.(Cf. 2 Cor. 5, 20-21). Que o Cordeiro de Deus tenha piedade de nós!

DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE JUIZ DE FORA, MG.


Publicado no Portal A Catequese Católica

Nenhum comentário: