"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Para anunciar, é preciso conhecer!


Pax Domini! Hoje estamos colocando o último post deste estudo, e acredito que já na próxima segunda ou terça feira, estaremos iniciando mais uma nova parte da pessoa de Jesus Cristo, agora desta vez, já entrando com mais ênfase no assunto. É que ao falar de Cristo, acabamos entrando em uma realidade que diz respeito ao Cristo que é o anúncio que fazemos Dele. A pessoa do catequista é intimamente ligada ao Cristo e precisa ser. O catequista precisa ter esse desejo profundo de anunciar o Cristo. É preciso ter o brilho no olhar ao falar dele.

Porém em um dos posts apresentados, o Vinnie que sempre visita o blog, fez um comentário bastante interessante:

Sabe o que dá esse brilho Cadu? Acho que duas coisas: Uma é conhecer a doutrina e já ter tido um encontro pessoal com Deus. A outra, ter disposição para anunciar isso tudo. Acredito que tudo isso só pode ser conseguido através do estudo e da oração. (Vinnie - Post O segredo é o brilho no olhar).

Concordo com ele em gênero, número e grau. E não só eu. A própria Igreja diz isso em outras palavras. Veja:

É deste conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de “evangelizar” e de levar outros ao “sim” da fé em Jesus Cristo. Mas ao mesmo tempo se faz sentir a necessidade de conhecer cada vez melhor esta fé. (CIC§429)

É preciso conhecer a história, a vida, os fatos e os mistérios que envolveram a história e a pessoa de Jesus Cristo. Quando nós amamos alguém, queremos saber tudo sobre essa pessoa. Assim deve ser com Jesus Cristo. E a vida de Cristo é cercada de sinais que comprovam que Ele é o Filho do Deus vivo. A partir de agora, vamos iniciar um estudo muito bacana sobre o judeu chamado Jesus Cristo, que afirmava ser o Filho de Deus e que segundo a fé Católica de fato o era. Vamos durante esse tempo estudar:

  1. O nome e os principais títulos de Jesus:

    • Cristo;

    • Filho de Deus;

    • Senhor.

  2. Os principais Mistérios da vida de Cristo:

    • Sua Encarnação;

    • Sua Páscoa;

    • Sua Glorificação.

É desnecessário dizer que a participação de todos aqui é importantíssima, por que como digo sempre, desde que criei este blog, sou um leigo que busca conhecer a Doutrina. Não sou seminarista, nem sacerdote. A minha base de pesquisa é o Catecismo da Igreja Católica, e este blog é um grupo de estudo onde cada um ajuda com seus conhecimentos e opiniões.

Desde já peço que o bom Deus nos abençoe! Que venha a próxima fase do estudo!

Pax Domini

Obs.: O nosso estudo começou com um podcast fazendo uma introdução sobre a pessoa de Jesus Cristo. Para ouví-lo, clique aqui!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum
Para ver o estudo completo sobre Jesus Cristo, clique AQUI.

Nenhum comentário: