"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O Santíssimo Nome de Jesus


Pax Domini! Olá irmãos! Estamos agora iniciando um aprofundamento sobre o Santíssimo Nome de Jesus. Eu acredito que este estudo será de grande valia para nós todos e certamente teremos grandes coisas para falar para os nossos amigos e catequizandos ao fim do mesmo. Amanha o nosso podcast tão esperado sairá, e terei uma surpresa para todos os blogueiros que andaram deixando seus nomes e comentando no nosso blog. Teremos uma oração especial. Uma das mais eficazes que já rezei. Aguardem. Se você deixou seu comentário até o post de hoje, certamente você estará na lista de intercessão. Mas voltemos ao texto e deixemos as surpresas para amanhã. Vamos falar sobre o Santíssimo Nome de Jesus Cristo.

O nome de Jesus é grande, pelo significado do mesmo. O nome de Jesus foi posto por Maria e José, em obediência à ordem que lhe viera de Deus. Maria e José não escolheram o nome de Jesus. Ele foi dado pelo próprio Deus. Veja o que o anjo disse a Santíssima Virgem Maria:

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”. (Lc 1,31)

A São José o Anjo disse:

“Não temas receber Maria, tua mulher; porque o que nela se gerou, é obra do Espírito Santo. E dará à luz um filho, e por nome o chamarás Jesus”. (Mt 1, 20)

Vale a pena dizer que toda vez que Deus “impõe” ou Ele mesmo se digna a dar um nome a alguém significa sempre que esta pessoa porta um dom especial dado a ele pelo mesmo Deus. Para que você observe isso, veja o caso de Abraão, que antigamente se chamava “Abrão” (Com um A apenas).

“Serás chamado Abraão, porque te constitui pai de muita gente”. (Gn 41,51)

Aconteceu também com Pedro

“Tu és Pedra, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”. (Mt 16,18)

São Tomás de Aquino nos ensina que:

A Cristo tinha sido conferido o dom da graça, pela qual todos seriam salvos, era conveniente que fosse chamado Jesus, isto é, “Salvador”. (São Tomás de Aquino)

É importante entendermos com mais profundidade esse santo nome. É sobre isso que falaremos no próximo podcast.

Deus vos abençoe! Dominus Vobiscum!

Publicado no Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: