"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 19 de setembro de 2010

Por que ir a Igreja se eu posso rezar em casa?


Quando você entra na Igreja, acontece o encontro de dois corações

É muito comum, os católicos "praticantes" ao convidarem alguém para ir a Igreja, ouvirem coisas como: "Por que ir a Igreja se posso rezar em casa?" ou "rezo em casa mesmo. Não preciso ir na Igreja"...

A verdade, é que precisamos sim ir à Igreja. Tudo bem que podemos e devemos rezar em casa. Aliás, devemos rezar em todos os momentos. O próprio São Paulo nos diz:“Orai sem cessar, por que essa é a vosso respeito à vontade de Deus” (I Ts 5,17-18). Porém a Igreja é um lugar especial. A Igreja é a Casa de Deus. É ali que Ele habita. Ali, a cada Santa Missa, Jesus renova seu Santo Sacrifício e se faz corpo e Sangue para nos dar a vida. Ali Jesus fica no Sacrário esperando a nossa visita.

Moisés quando viu a Sarça que ardia, recebeu a seguinte ordem:

"Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa." (Ex 3,5)

A morada de Deus é um lugar Santo. É um lugar diferente. É um lugar separado. O ato de sair de casa para ir ao encontro de Deus, é semelhante ao que fez Moisés, quando tirou as sandálias para entrar no território santo. Quando visitamos a casa de Deus, saímos do nosso orgulho, e por que não dizer do nosso comodismo espiritual para encontrar o Deus que nos acolhe.

Antigamente, não nos era permitido ver o que acontecia nos altares. Até hoje a Igreja Católica Ortodoxa é assim. O altar fica por trás de um grande ícone e os fiéis apenas participam aguardando, contemplando o que acontece. Numa mistura de expectativa e zelo. Tamanho é o zelo e o respeito pelo Santo Mistério da Eucaristia, e consequentemente do tempo de Deus.

Hoje para nós católicos, nos é permitido não apenas ver, mas estar, contemplar e participar do Santo Sacrifício. E por causa do Sacrifício de Cristo, podemos adorá-lo na Eucaristia. Estando na casa de Deus, podemos experimentar a graça de através do visível, tocar no invisível. Quando você entra na Igreja, imediatamente acontece o encontro de dois corações: O seu - do jeito que está - com o de Jesus - do jeito que é. Ainda que você não sinta nada, só ar que você respira é diferente. O solo é santo. A Igreja por mais simples que seja, exala Cristo. As graças acontecem quando você tem consciência disso. E não precisa de sentimentos. Se tomarmos consciência disso nós podemos dizer como o Salmista:

Que alegria quando me disseram: Vamos subir à casa do Senhor... (Sl 121,1)

Por isso devemos ir a Igreja sempre. Com alegria e respeito. Para aprendermos o que é um templo, devemos freqüentá-lo sempre. Pois São Paulo também nos ensina:

Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Cor 3,16).

Sim, somos de fato Templo de Deus. O Espírito Santo habita em nós. Mas para saber como "ser" templo de Deus, é preciso aprender com o Templo Igreja. Como disse antes: através do visível, tocamos o invisível. Só freqüentando com zelo e respeito o templo que vemos, aprenderemos e tomaremos consciência do templo que nós somos.

Proponho hoje a você, sobretudo a você que há muito tempo não entra numa Igreja, fazer hoje, ainda que por alguns minutos, uma visita a uma capela. Sabendo que lá habita Deus. Sente-se. Respire. Perceba que ali, algo maior te envolve. Esse algo maior é Deus que com sua santidade, se faz presente. Nem peça nada, nem fale nada. Experimente a graça de estar na Casa de Deus. E garanto que depois disso, você voltará muitas e muitas vezes!

Acesse meu blog:

http://blog.cancaonova.com/dominusvobiscum

Cadú – Comunidade Canção Nova


Fonte: Blog Dominus Vobiscum

Nenhum comentário: