"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Conversando com Deus

Eu converso seguidamente com Deus e acredito nos seus sinais. Na minha humilde concepção, Deus sempre está querendo dizer algo através de coisas simples, nas situações do cotidiano.

Os sinais contemporâneos que Deus nos apresenta acompanham a evolução tecnológica. São visíveis, autênticos, fáceis de interpretar.

Às vezes, Deus literalmente se “atravessa” e, como um verdadeiro Pai, nos coloca situações gigantes na vida para que Sua manifestação seja ainda mais clara. É como se fosse um alerta mais incisivo que sempre nos leva a uma reflexão maior. Suas ações nos forçam a repensar posições e a planejar melhor as atitudes.

Converso com Deus todos os dias, constantemente Ele me envia recados. Muitas vezes, no momento exato do Seu sinal, não me dou conta que seja obra Dele. Mas passa um tempo e vejo que tem a Sua mão. Suas manifestações não têm hora exata para acontecer, Ele não marca horário para isso. A todo o momento Deus envia recados. Mesmo assim muitos de nós temos a mania de sermos céticos e questionamos Seus sinais “será que no meio deste turbilhão de coisas e novas tecnologias, Ele envia mesmo sinais?” “ Isso que acontece é coincidência, não é sinal algum”. O ceticismo toma conta e usamos justificativas para negarmos a presença Dele.

E vamos levando assim, rejeitando a possibilidade de uma conversa.

Desde o nascer ao pôr-do-sol, são diversos os recados de Deus. Até mesmo nos nossos sonhos Ele se manifesta. Não lemos muitas histórias semelhantes na bíblia? Quantas manifestações em sonhos Ele fez, quantos recados deixou, inúmeros pactos foram estabelecidos através dos recados de Deus. Quantas vidas foram transformadas através dos Seus sinais. Muitas vezes Ele se utilizou até mesmo de anjos para passar mensagens. Elaborou situações inusitadas para dar o seu recado e instrução. E quando foi preciso, falou diretamente, sem intermediários.

Porque Deus se calaria e agiria diferente nos dias de hoje?

No meu caso, tem sido assim, sempre foi.

O convite que recebi em 1985, através de uma correspondência com uma imagem xerocada de Jesus, para participar de um Grupo de Jovens, foi um sinal. Foi como se Ele dissesse “Está confuso garoto? Isso é normal na tua idade. Mas te darei a chance de encontrar um caminho seguro”. Estou até hoje empenhado nas coisas Dele. Deus foi tão sábio que me mandou o recado de uma forma bem simples, pois me conhece e sabe que meu coração balançaria por um convite feito desta maneira. Foi o que aconteceu. Balancei, fui ao encontro, me embriaguei do Seu Amor.

Na morte do meu pai, quando eu ainda era adolescente, e da minha mãe, mais recentemente, o recado foi num outro tom. É como se Ele dissesse “muda a tua vida radicalmente”. “Esquece as picuinhas, não seja materialista, valoriza os teus amigos, cuida da tua saúde e continua no Meu caminho” Foi esta a mensagem que consegui captar. Doeu, dói muito ainda, mas sei que este foi o recado. Sinto que eu mudei, cresci, ando traçando outros rumos, retomei conceitos que andavam meio esquecidos e adormecidos. Está sendo através da dor, mas sei exatamente o que Deus quis me dizer com estas situações.

Quando Ele me colocou em contato com a catequese, foi outro sinal. Não sei como fui entrar nessa de ser catequista. Até hoje, muita gente duvida que eu trabalhe para a igreja desta forma, tão empenhado em ensinar um caminho diferente a centenas de jovens. Mas o empurrão que Ele me deu foi forte. É como se ele dissesse “Ajuda estes jovens, conta a tua experiência, evangeliza, me ajuda a divulgar um reino de amor. Assim como tu encontraste o caminho, ajuda a indicar para outros este caminho que te faz tão bem”. Foi este o recado, e eu aceitei, mas sem saber onde daria.

Deus é assim, vive se comunicando, mas nem sempre ouvimos.

Nossas conversas são recheadas de questionamentos, pedidos e agradecimentos. Às vezes, quando sou mais duro e apressado com as minhas reivindicações, Deus não fala nada, apenas ouve, como se dissesse, com o Seu silêncio: “O teu tempo é diferente do meu. Todas as coisas têm o seu tempo. Te acalma.”

Ele sempre sabe do que necessito e me atende na medida certa, com esta calma e sabedoria que lhe é peculiar.

Os sinais de Deus me fizeram conhecer centenas de pessoas ao longo da minha vida. Com elas, fiz a minha história e sou quem hoje sou. Chorei com algumas, sorri com outras, vivi bons e maus momentos. Uma boa parte delas eu não sei mais onde estão. Sumiram. Tomaram outros rumos. Mas aprendi com cada uma. Quer sinal de Deus maior do que esse? Quando Ele coloca pessoas na nossa vida, é um recado dos mais explícitos, como se dissesse “Aprende, vive, ensina, dialogue, tire o máximo de proveito para crescer com esta pessoa que estou colocando na sua vida agora. Seja para ela também uma fonte viva de crescimento”.

Os sinais de Deus me deram o dom da escrita. E, através dos meus simples textos, Deus colocou centenas de pessoas em contato comigo das mais diversas partes do Brasil e até de outros países. A cada e-mail que recebo, a cada recado no orkut ou pedido de acesso no MSN ou SKYPE, o meu coração se regozija. Sinto-me um evangelizador obediente aos pedidos que o Pai me faz.

Isso me faz acreditar ainda mais nos recados claros e evidentes.

Percebamos os sinais de Deus. Ouçamos os seus recados.

Por isso que sempre vou dizer, em todos os instantes, a toda a hora e em todos os lugares, que a catequese é um sinal dos maiores e que ser catequista é um recado direto de Deus ao nosso coração. É como se ele dissesse “Ai de ti se não evangelizar”.

Aceitemos este desafio com coragem e persistência e sem inventar desculpas para desistir diante do primeiro problema que aparece.

Alberto Meneguzzi
Jornalista e relações públicas formado pela Universidade de Caxias do Sul ( UCS), catequista de crisma há 20 anos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Caxias do SuL/RS
Editor do JORNAL LOURDES, publicação comunitária voltada à evangelização e responsável pela manutenção do site www.paroquiadelourdes.com.br.
Profere palestras sobre "A catequese e a comunicação", "Os Pequenos gestos na relação pais e filhos e na catequese", "Os dias atuais e os desafios da evangelização", para pais, jovens, catequistas e liderenças pastorais.

E-MAIL: Alberto@albertomeneguzzi.com.br
MSN: meneguzzi@hotmail.com
SITE: www.paroquiadelourdes.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros Amigos, que o espírito de Deus esteja sempre no meio de nós.

Hoje tenho de fazer um comentário, o testemunho do tema do blog (Conversando com Deus), em muito tem haver com a minha caminhada, tirando algumas passagens. Entender o que Deus quer nos dizer, precisamos estar em sintonia com ele, aprendendo a colocar nossos sentidos a seu propósito, vendo com o coração, sentindo com o olhar, ouvindo os sentimentos e falando do amor, só assim teremos a sutileza de ouvir o espírito Falar conosco.