"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 2 de dezembro de 2007

Início do advento

Iniciamos o Advento. A palavra "advento" quer dizer "que está para vir". O tempo do Advento é para toda a Igreja, a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de Cristo. Neste tempo celebramos no primeiras semanas a espera da segunda vinda, e nas semanas mais próximas a seu fim a preparação para as solenidades de sua primeira vinda, seu nascimento. Tempo natalício.

Não lembro exatamente em que momento, mas em algum ponto da minha história, criei uma certa melancolia por esse período do ano. Não sei nem mesmo se melancolia seria a palavra certa. Mas o fato é que sempre fico triste nesse período do ano. E hoje, na pregação do Padre Marcos (Paróquia São Vicente de Paula) acho que vi um pouco do porque dessa melancolia.

Pe. Marcos nos falava sobre a apatia dos cristão em tempos de Natal. A cidade fica linda, cheia de luzes e cores de Natal... mas um Natal comercial, um Natal consumista. E esse era o sentimento que eu tinha... daí a tal da melancolia. Na verdade fui contaminado com esse sentimento, e isso sempre me fez muito mal. Perdi um pouco do encanto do Natal, por achar que todos sempre estavam muito mais preocupados com presentes, roupas de Natal, compras, e a festa do Papai Noel. Cristo, o principal homenageado, achava eu que estava esquecido, lá no fundo do coração das pessoas. De fato está para algumas pessoas. E essas eram as que mais me incomodavam. E por conta disso passei a me sentir triste nesse período do ano.

Mas hoje, com o primeiro domingo do Advento, faço não uma provocação a vocês, leitores desse blog, como sempre faço. Mas sim faço uma provocação a mim. O Natal não está lá fora... e não posso querer mudar as pessoas assim. O Natal deve nascer em mim... dentro do meu coração... lá onde acho que todos escondem o sentimento de Natal. Devo fazer o Natal dentro de mim. Cristo tem que nascer dentro do meu coração. Esse é o advento! Essa é a conversão!

É engraçado, mas isso de certa forma vem casar com todos os artigos da semana passada. Mesmo sem saber, me preparava para o advento (e de certa forma, preparava também os leitores desse blog... pelo menos eu acho). Mesmo sem saber, mas guiado pela Providência, falei sobre a conversão que devemos nos submeter na preparação para o advento. E a liturgia de hoje confirma tudo isso. Hoje ao ouvir a liturgia dominical com a primeira e segunda leitura, e de forma muito forte com o Evangelho do dia (Mt 24,37-44) me senti realmente tocado por esse sentimento de convocação ao advento. Aos ouvir as palavras do Pe. Marcos achava que ele estava falando diretamente para mim (até disse isso para a Andréa). Me senti balançado por suas palavras. Uma provocação de fato! Devemos estar preparados para o que está por vir... Devemos nos preparar para o nascimento de Jesus. EU devo estar preparado para o que estar por vir. Devo buscar minha conversão.

E essa será minha missão nos próximos dias. Renascer com o Advento. Resgatar o verdadeiro sentimento de Natal, perdido em algum lugar em meu coração. E não contaminar, mas sim tentar contagiar a todos com o verdadeiro sentimento que Cristo deve nos inspirar!

Que a preparação para o que está por vir encha nossos corações com o verdadeiro amor de Jesus Cristo!

Deus nos abençoe, e a Virgem Maria nos ilumine e inspire com seu amor!

Marcus Rodrigues
(marcus.rodrigues@gmail.com)

Nenhum comentário: