"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Como eu posso tentar entender um determinado trecho bíblico?

Devemos ler a Bíblia como a Palavra de Deus escrita para os homens e pelos homens…
(Professor Felipe Aquino)

Se a Bíblia foi escrita pelos homens e para os homens, podemos perceber que ela apresenta duas faces: a divina e a humana. Para que possamos interpretar correramente, precisamos conhecer a sua face humana, e a partir dela, entendermos a mensagem que Deus no revela ali. Não podemos interpretar a bíblia de uma forma “espiritualóide”. Isso já fez muita gente cometer erros e heresias terríveis. Porém não podemos ler a bíblia observando apenas os critérios humanos ou científicos. Repito. São duas faces.

Eu acho que Deus foi muito sábio ao revelar-nos sua palavra assim. Observe que a Igreja tem sempre dois pontos a serem analisados. As coisas de Deus são sempre assim. A Bíblia não é um livro caído do céu. Deus não apareceu aos autores e disse: Anote o que eu vou escrever.

É um Livro que passou pela mente de judeus e gregos, numa faixa de tempo que vai do séc. XIV aC. ao século I dC. É por causa disto que é necessário usar determinados pontos de partida para entender a palavra.

Todos os informes que a ciência chamada história nos oferece sobre o sucedido nos tempos passados nos são de grande ajuda para compreendermos as Santas Escrituras…
(Santo Agostinho – Séc IV)

Se usarmos estes pontos para interpretar a palavra, sem medo, iremos desfrutar da palavra com plenitude. No próximo post iremos mostrar referências que a Igreja nos dá para interpretarmos a palavra de Deus.

Cadú - Comunidade Canção Nova

Publicado no Blog Dominus Vobiscum
Leia também: Estudando a palavra de Deus | Algumas considerações sobre as Divinas Escrituras | O que é a Bíblia? | Quem eram os escritores da Bíblia? | A Bíblia é de fato um livro confiável?

Nenhum comentário: