"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 25 de outubro de 2008

A catequese precisa de catequistas corajosos


Por: Alberto Meneguzzi
E-MAIL: Alberto@albertomeneguzzi.com.br
MSN: meneguzzi@hotmail.com
SITE: www.paroquiadelourdes.com.br
AUTOR DO LIVRO: "Paixão de Anunciar - Reflexões sobre o dia-a-dia na catequese".
Leia os outros artigos
Queria escrever tanta coisa, relatar tantas situações, falar das emoções de tudo o que aconteceu nestes três anos em que me comunico com catequistas de todo o Brasil. Mas vou ser breve, pois a emoção toma conta. Os meus textos surgiram da minha indignação.


Não suporto mais esta catequese medrosa, sem coragem, que se afunda cada vez mais na mesmice, na tradição ultrapassada e que vai do nada a lugar algum. Por isso escrevo, para desabafar.

Coloco meus sentimentos, minhas angústias nas palavras e faço isso chegar a muitas pessoas. Muitos não gostam do meu estilo. Outros se identificam com ele. Mas não escrevo para agradar, para receber elogios, para ser reconhecido.

Escrevo para alertar. Meus textos são como se fossem gritos de desespero e pedidos de ajuda. E muitos catequistas começaram, desde 21 de outubro de 2005, a querer gritar por mudanças e a dizerem que não suportam mais este modelo.

Eu quero dar um passo adiante na catequese. Estou decidido a não tolerar mais coordenadores autoritários, padres ausentes, catequistas preguiçosos. Precisamos enfrentar estes dilemas com coragem, autoridade, discernimento e ação. O silêncio não leva a nada quando o assunto é catequese e seus erros. Quero dar um passo adiante, mas para isso, preciso estar cada vez mais consciente do meu amor pelo projeto de Deus, que vou me deparar com uma série de dificuldades, com caminhos tortuosos, com pessoas que não pensam, ou não querem mudanças.

Por isso me anima, cada vez mais, conversar com cada um de vocês, catequistas que são anjos. Me anima cada recado que recebo e cada manifestação se torna, para mim, um aprendizado. Me anima saber que neste imenso Brasil, sou parte de uma parte que também quer mudanças, que também luta por uma catequese melhor.

Este dia é especial para mim. Dia 21 de outubro é o dia de aniversário dos catequistas ANJOS DO BRASIL, um grupo que mudou minha vida para sempre. Um grupo que me faz readquirir o ânimo perdido, a vontade esquecida, a coragem guardada, a alegria. Me deu forças para prosseguir. Me deu um livro para dividir histórias. Me deu oportunidades de conhecer diversas comunidades por este Brasil. Me devolveu a vida, a emoção e o encantamento pelas coisas de Deus.

Por isso, o meu muito obrigado por você ainda fazer parte desta lista de e-mails. Isso significa que para mim, você é um pedacinho da minha mudança.

Parabéns anjos.

Obrigado por tudo.

A catequese precisa de catequistas corajosos.


Publicado no Portal A Catequese Católica

Nenhum comentário: