"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 30 de outubro de 2007

“MOSTRA QUE A vaidade NÃO É NADA PRA QUEM SERVE A DEUS, mostra que a VIDA vem do Amor de quem primeiro amou!”

MOSTRA QUE A vaidade NÃO É NADA PRA QUEM SERVE A DEUS, mostra que a VIDA vem do Amor de quem primeiro amou!
(Caminho traçado – Maninho/Papel Dobrado)

Eis a receita do nosso ministério. Todo o nosso serviço deve estar baseado no amor. Paulo nos afirma isso claramente em uma de suas cartas, que ainda que tivesse todos os dons, falasse a língua dos homens e dos anjos, que tivesse uma fé infinita, ainda que desse todas as coisas aos pobres, se não tivesse o AMOR, de nada valeria! (Cf. I Cor 13, 1ss)
É sobre essas sábias palavras de Paulo que o Senhor nos chama a meditar durante esse mês. O Amor, que deve sustentar nosso serviço, guiar nossos passos e nos fazer superar todas as coisas. Precisamos entender, quando Paulo escreveu esta carta, seu desejo era deixar claro que só o amor é capaz de fazer perseverar nas dificuldades. Se lermos um pouco a frente, veremos que o amor é paciente, é bondoso, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. E diz ainda, “o amor jamais acabará.” (Cf. I Cor 13, 4-8).
Precisamos pedir ao Espírito Santo que desperte em nós o amor, o dom da Piedade e Temor de Deus, esses dons nos fazem buscar a Deus pelo amor e manter um relacionamento íntimo com o Pai e Filho. Só o Espírito Santo pode nos fazer amar. O pecado original nos atrapalha, nos impede de viver o amor. Por isso há em nós a preguiça, o comodismo, o excesso de amor próprio, dentre outras coisas. Mas Jesus nos enviou o defensor, o consolador, nos enviou o amor, pois sabe que sem Ele não conseguiríamos amar, mas fomos criados para amar.
Quando nossa fé é amadurecida no amor, tudo fica diferente. Nosso relacionamento com Deus fica diferente, nossa caminhada fica diferente, a vida fraterna fica diferente, as obrigações, os deveres, as regras, as dificuldades e até os sofrimentos, para quem ama é diferente. Tudo cria um sentido diferente quando há amor. Quando minha fé está baseada no amor a Cristo, as tribulações acontecem, mas não conseguem, por maiores que sejam, me derrubar. O amor precisa ser a viga mestra, o cerne, a base, o centro de nossas vidas. É santo quem muito ama.
Na caminhada, logo no início, há a paixão, ficamos inebriados, por isso somos conquistados e entramos no caminho de Deus. Isso é necessário. Mas só o amor nos faz continuar. A paixão será provada nas tribulações como o ouro é provado no fogo, é aí então que precisamos entender que nossa paixão deve se tornar amor. Se não virar amor, seremos enganados, desistimos, saímos, fugimos. Porque só o amor tudo suporta.
Quando caímos, não quer dizer que não amamos, mas se pedimos perdão e voltamos, aí amamos. Pois ainda que erremos não conseguiremos viver longe de quem amamos. É por isso que a misericórdia de Deus é infinita. Porque Deus é Rahamim! É amor gratuito, amor que ama porque é necessidade do seu coração, acima de qualquer coisa, incondicionalmente!
Agora me responda, diante de tão grande amor, o que posso eu fazer??? Senão amar também e por amor, esperar, suportar, morrer, levantar, perdoar, lutar, aprender, servir...
Então, nesse mês de junho, em que celebramos a festa de Corpus Christi e do Sagrado Coração de Jesus, as maiores provas do amor de Jesus pela a Igreja, devemos aprender a amar. Por amor, faremos todas as coisas, e venceremos em todas as coisas. O amor sempre vencerá!
Quando o amor por Deus é sincero, nem as perseguições, nem as cobranças, nem as dificuldades poderão nos fazer desistir dEle. Porém, se não há amor, há conveniência, vaidade, lhe garanto, seu tempo está contado. Assim que alguém lhe machucar, for ignorante, não lhe receber bem, alguém que era exemplo cair, você desiste. Pois havia vaidade, desejo de parecer o que não é. Padre Piamarta disse “O que não é santidade, é vaidade!” E como eu já disse, é santo quem muito ama!
Então o desafio desse mês é: Amar, em todas as coisas! No serviço, amar. Na dor, amar. Na alegria, amar. Na vida, amar! Como Jesus, amar! Como Maria, amar! Como os santos, amar!

Edgar Nogueira Lima
(edgarnlima@gmail.com)
Comunidade Rahamim
Junho/2007

Nenhum comentário: