"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 23 de outubro de 2007

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mt 10,16)

Eis a grande missão da Igreja. Somos ovelhas em meio a lobos, e justamente por isso devemos ser prudentes, espertos, “vivos”, atentos como as serpentes e simples, obedientes, humildes, mansos como as pombas. Parecem coisas antagônicas, mas Jesus sabia bem o que ordenava. Pois Jesus conhece nossas realidades, conhece o mundo em que vivemos. Quando Jesus falou isso, ele explicava o que aconteceria no dia do juízo. Ou seja, era um contexto bem claro de para onde nós somos enviados, e por isso nos ordenou sermos prudentes e simples.

O mundo busca nos enganar, nos fazer menores que o pecado, menores que o mal. Coloca em nossa mente que o prazer é o que vale, que só temos essa vida para “curtir” e assim vai nos alienando. O inimigo é gaiato, tem plantado nos corações a dúvida, da misericórdia, da palavra de Deus, da mãe-Igreja. E as pessoas têm caído no pecado como ovelhas na boca do lobo. Cristão ignorante é presa fácil.

Prudência, esperteza, agilidade, bom senso, vivacidade são características admiradas por Jesus, exercitadas por Ele em sua vida terrena, e necessárias a nós que seguimos seus passos aqui na terra, Igreja Militante. No dicionário militante significa do “Lat. Militante; que milita, que está em exercício; que pertence à milícia; combatente;” Pois é justamente essa a Igreja que hoje somos, ou que deveríamos ser. Jesus elogia a esperteza do administrador infiel (Cf. Lc 16), responde com sabedoria e sagacidade ao ser questionado pelos fariseus, foi ágil a fugir das perseguições, teve bom senso na hora de questionar algumas pessoas. Enfim, é assim que hoje devemos ser.

Não podemos parar nas perseguições. O mundo está se acabando no pecado, o evangelho está esperando para ser pregado, Jesus espera ser conhecido, e que aqueles que o conheceram o apresentem aos que ainda não conhecem. Uma das mais novas armadilhas do inimigo foi nos acomodar, pelo medo, pela preguiça, pela apatia. E assim o evangelho vai percorrendo menos espaço. Jesus não transforma as vidas que precisam. Precisamos pedir ao Espírito

Santo a ousadia, a criatividade. Precisamos ser rápidos, espertos, certeiros quando o assunto é a nossa salvação, a salvação das nossas famílias, a salvação da nossa comunidade, da nossa Igreja, da sociedade. O evangelho que eu conheço precisa ser pregado com palavras e atos. A palavra de Deus precisa ser personificada em mim e em você. O evangelho deve sair da bíblia e entrar na história com minhas atitudes, opções, ações. Devo vivificar a Palavra.

Na luta contra os lobos, é preciso se conhecer. Olhar para si mesmo, conhecer o aprisco, para não ficar em lugar acessível ao lobo. O pastor Jesus constantemente se impõe, luta contra o lobo, nos salva sem que percebamos, mas também devemos fazer nossa parte, nos cuidar, vigiar e estar próximo de Jesus, na oração.

Jesus envia os seus discípulos. E nesse mês em que a Igreja se volta para os missionários, devemos nos abrir à criatividade, olhar à nossa volta, ver quem precisa conhecer a Deus. Anunciar a boa nova da salvação! Sairmos do nosso mundinho cômodo e acessível e perceber que ser missionário é sair em missão, e muitas vezes a missão é do nosso lado e não enxergamos.

Peçamos a mansidão, ousadia e discernimento. São três pilares necessários a uma boa evangelização. Ser manso, como Jesus foi, mas não tonto. Ser manso quer dizer não agredir, não ferir, ultrapassar, nem se desequilibrar. Ser ousado é ir em lugares difíceis, acessar espaços complicados, de maneira nova. Falo além de espaços físicos, são os espaços da vida. Áreas que as pessoas não tocam, não falam, pedir discernimento para tocar os corações, de maneira certeira. E discernimento para saber a hora e a maneira certa de fazer tudo isso.

Temos que acordar. Sair de nós e nos comprometermos com o evangelho, com o próprio Cristo que nos envia. Nos comprometermos com a Igreja, da qual faço parte, me responsabilizar por ela. Para fazermos isso, é preciso que tenhamos vivido bem o mês da bíblia e me debruçado sobre ela. Assim, estarei pronto!

Que a virgem de todos os povos, seja nossa medianeira desse mês.

Edgar Nogueira Lima
(edgarnlima@gmail.com)
Comunidade Rahamim

Nenhum comentário: