"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Não seja motivo de tropeço (I Cor 10,14-33;11,1)


1 – Leia o texto
14 Por isso, meus queridos, fugi da idolatria. 15 Eu vos falo como a pessoas sensatas: julgai vós mesmos o que digo. 16 A taça da bênção que nós abençoamos não é porventura uma comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é uma comunhão com o corpo de Cristo? 17 Visto haver um só pão, todos nós somos um só corpo; porque todos participamos desse pão único. 18 Vede os filhos de Israel: os que comem as vítimas sacrificadas não estão porventura em comunhão com o altar? 19 Que quero eu dizer? Que a carne sacrificada aos ídolos ou o ídolo tenham, em si mesmos, algum valor? 20 Não! Mas como os seus sacrifícios são oferecidos aos demônios, e não a Deus, eu não quero que entreis em comunhão com os demônios. 21 Não podeis beber, ao mesmo tempo, uma taça do Senhor e uma taça dos demônios; não podeis participar, ao mesmo tempo, na mesa do Senhor e na dos demônios. 22 Ou acaso estaríamos querendo provocar o ciúme do Senhor? Somos nós porventura mais fortes do que ele? 23 “ Tudo é permitido”, mas nem tudo convém; “ tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. 24Ninguém procure o próprio interesse, mas o de outrem. 25 Tudo o que se vende no mercado, comei-o sem levantar dúvidas por motivo de consciência; 26 pois a terra e tudo o que ela contém pertencem ao Senhor 27 Se alguém, que não abraçou a fé, vos convida, e vós aceitais este convite, comei de tudo o que vos é oferecido, sem levantar dúvidas por motivo de consciência. 28Mas se alguém vos disser: “ É carne sacrificada”, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por motivo de consciência; 29 falo aqui, não da vossa consciência, mas da dele. Pois por que seria minha liberdade julgada por outra consciência? 30 Se eu tomo alimento dando graças, por que seria censurado por algo de que dou graças? 31 Portanto, quer comais, quer bebais, o que quer que façais, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Não sejais para ninguém ocasião de queda, nem para os judeus, nem para os gregos, nem para a Igreja de Deus. 33 É assim que eu mesmo me esforço por agradar a todos em tudo, não procurando o meu interesse pessoal, mas o do maior número, a fim de que sejam salvos.
Primeira Epístola aos Coríntios 10,14-33
Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.
Primeira Epístola aos Coríntios 11,1
2 – Assista a explicação sobre o texto
3 – Mais informações
São Paulo retoma o que disse no capítulo 8: animais oferecidos aos ídolos e esses ídolos, nada são (10,19). Mas agora, especifica que as divindades pagãs são “concorrência” ao Deus único e são os demônios (10,20). E o apóstolo não quer que se participe dos banquetes cultuais pagãos para que não haja comunhão com esses deuses/demônios (10,20-21). O ciúme de Deus é retratado diversas vezes no AT. Aqui ciúme assume seu significado pleno, o de fidelidade ao Deus único, contra toda a comunhão com os ídolos (10,22).
Paulo retoma também o tema da liberdade cristã usando os mesmos termos de 6,12 e mantém essa liberdade como visto no capítulo 8, a caridade vem antes da liberdade (10, 23-24). E o apóstolo passa a explicar essas questões que relaciona: liberdade/caridade; comer/não comer carne aos ídolos; Deus único/demônios…
A questão está no mérito da consciência (10,28-29). Se compro ou como carne sendo avisado que se trata de carne sacrificada aos ídolos, assumo perante o outro que participo do rito. Por isso o cristão, segundo Paulo, se torna responsável pela consciência também do outro.
Diz o apóstolo que tudo na vida do cristão deve ser feito para a glória de Deus (10,30-31) e que, agindo assim e tendo em vista a consciência do outro, ninguém (10,15) será causa de escândalo ao outro (10,32).
São Paulo encerra esse trecho apresentando-se como modelo a ser seguido, pois quem o seguir estará seguindo a Cristo, sempre na intenção de salvar o maior número possível de pessoas (10,33-11,1).
4 – Como aplicar o texto na vida
- A opção cristã que vivo influência todos os aspectos da minha vida?
- Nas minhas escolhas sou causa de tropeço para alguém?
5 – Comente, participe através da área abaixo
Esse texto foi escrito em Estudos sob as tags: .

Nenhum comentário: