"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

terça-feira, 29 de março de 2011

Forrar o estômago, cuidar do irmão (ICor 11,17-34)


1 – Leia o texto
17 Isto posto, eu não tenho de que vos felicitar: as vossas reuniões, muito ao invés de vos fazer progredir, vos prejudicam. 18 Primeiramente, quando vos reunis em assembléia, há entre vós divisões, dizem-me, e creio que em parte seja verdade: 19 é mesmo necessário que haja cisões entre vós, a fim de que se veja quem dentre vós resiste a essa provação. 20 Mas quando vos reunis em comum, não é a ceia do Senhor que tomais. 21 Pois na hora de comer, cada um se apressa a tomar a própria refeição, de maneira que um tem fome, enquanto o outro está embriagado. 22 Então, não tendes casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus, e quereis afrontar os que não têm nada? Que vos dizer? É preciso louvar-vos? Não, neste ponto eu não vos louvo. 
23 De fato, eis o que eu recebi do Senhor, e o que vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou pão, 24 e após ter dado graças, partiu-o e disse: “ Isto é o meu corpo, em prol de vós, fazei isto em memória de mim”. 25 Ele fez o mesmo quanto ao cálice, após a refeição, dizendo: “ Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto todas as vezes que dele beberdes, em memória de mim”. 26 Pois todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 27 Por isso, quem comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente tornar-se-á culpado para com o corpo e o sangue do Senhor. 28Examine-se cada um a si mesmo, antes de comer deste pão e beber deste cálice; 29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo come e bebe a própria condenação. 30 Eis por que há entre vós tantos doentes e aleijados, e vários morreram. 31 Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; 32 mas o Senhor nos julga para nos corrigir, a fim de que não sejamos condenados com o mundo. 33 Assim pois, meus irmãos, quando vos reunirdes para comer, esperai uns pelos outros. 34 Quem tiver fome coma em casa, a fim de não vos reunirdes para a vossa condenação. Quanto ao resto, eu o regularei quando chegar.
Primeira Epístola aos Coríntios 11,17-34
2 – Assista a explicação sobre o texto
3 – Mais informações
Na sequência do texto sobre as vestes, temos um assunto diretamente ligado a liturgia. Um rico texto sobre instituição e celebração da Eucaristia. Nesse trecho da carta além de termos umas das versões escritas mais antigas sobre Eucaristia, temos, uma vez mais, e a partir da celebração eucarística, o apóstolo combatendo a divisão dentro da comunidade de Corinto.
A divisão é tanta que São Paulo chega a dizer que as reuniões para a celebração de Eucaristia trazem mais problemas do que benefícios (11,17), tamanha a divisão que nela acontecia (11,18).
Passa a descrever o problema. Segundo o apóstolo, existe a reunião da comunidade, mas ela não se caracteriza como “Ceia do Senhor” (11,20). Isso porque era comum antes da celebração Eucarística acontecer uma refeição comunitária. Essa refeição era, geralmente, oferecidas pelos de melhor condições financeiras. Mas esses costumavam comer e beber antes que chegassem os pobres e os que haviam se atrasado (11,21). E assim, uns com fome e sede e outros fartos, procedia a celebração litúrgica num ambiente no qual alguns se sentiam humilhados e desprezados (11,22b). Isso gerava divisão entre esses grupos e consequentemente a ira de São Paulo (11,22).
O ordem do apóstolo é que se não conseguem esperar uns aos outros, então que cada um coma e beba na sua própria casa e assim não prejudique a celebração Eucarística (11,22a). E passa a descrever o ponto culminante dessa celebração (11,23-26).
Mas o apóstolo não perde de vista o combate contra a divisão. Pois ainda que o erro de uma só pessoa não anule o valor da Celebração (11,27), o apóstolo mostra a necessidade de um exame de consciência para que a Eucaristia, que é penhor de Salvação, não se torne justamente o contrário, condenação (11,28-29).
Mas é preciso relacionar isso com a realidade da comunidade. Por isso, nesse exame e nessa culpa estão os atos citados na refeição contra os pobres da comunidade. A refeição comunitária e a celebração Eucarística estão ligadas, assim como a maneira como de agir com o irmão nesse banquete e o exame de consciência que se devia fazer na celebração.
São Paulo finaliza o trecho reforçando sua dica para que ninguém receba a Eucaristia e seja condenado: quando se reunir a comunidade, que esperem a todos para comerem juntos. Caso alguém não consiga, que coma em casa antes de ir para a reunião (11,33-34).
4 – Como aplicar o texto na vida
- Preocupo-me com o outro nas situações simples do dia-a-dia?
- Tenho o hábito de fazer exame de consciência, especialmente, em preparação para a celebração eucarística?
- Busco a confissão regularmente?
5 – Comente, participe através da área abaixo
Esse texto foi escrito em Estudos sob as tags: .

Nenhum comentário: