"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

domingo, 13 de março de 2011

1º Domingo da Quaresma

As comunidades cristãs iniciam sua caminhada quaresmal atentas aos apelos que nos vêm da realidade. Na liturgia deste domingo celebramos a memória daquele que venceu a tentação do acúmulo, prestígio e poder.

Jesus se tornou o pão da vida para que tenhamos vida plena. Sua obediência ao Pai até o fim trouxe para nós a justificação. Na celebração eucarística Jesus é a árvore da vida que o Pai plantou no centro de nossa existência. Com ele nascemos para uma vida nova, baseada na partilha e na fraternidade.

Para o evangelista Mateus, Jesus é o Mestre da Justiça. Com Jesus o Reino da Justiça chegou suas primeiras palavras neste evangelho traçam-lhe o programa: devemos cumprir toda a justiça.

Como realizar a Justiça do Reino? Superar as tentações é um indicativo para vivermos a justiça do Reino.

Primeira tentação, realizar a Justiça do Reino mediante a abundância – O diabo é aquele que tem um projeto social capaz de perverter o Projeto de Deus e de Jesus – não só de pão vive o homem mais de toda palavra que sai da boca de Deus, ou seja, os mandamentos, ferramenta para criação da sociedade em que o pão é partilhado entre todos.

Segunda tentação, realizar a Justiça do Reino mediante o prestígio – o diabo tenta Jesus para que abuse do poder de Deus a fim de se livrar da morte. Jesus é convidado a se precipitar do ponto mais alto do tempo de Jerusalém, para demonstrar que Deus está do lado dele e que será capaz de libertar-lo da morte. Jesus se recusa dizendo: não tentarás o Senhor teu Deus.

Terceira tentação, realizar a Justiça do reino mediante o poder - O diabo volta à carga, propondo que Jesus realize a Justiça do Reino mediante a usurpação do puder – eu te darei todos os reinos do mundo e as suas riquezas se te prostares diante de mim para me adorar.

Concluímos então, que o evangelho de hoje, nos ensina que somos capazes de resistir às tentações que levam ao pecado e a morte.

Nos ensina também, para que nesta quaresma saibamos aproveitar as oportunidades de crescimento humano e pessoal, deixando-nos tocar pela graça de Deus.

Nos ensina, por fim, para que a Campanha da Fraternidade 2011 nos leve a um compromisso concreto com a vida humana e com a vida no nosso planeta, baseado na partilha a fraternidade.

Atenciosamente,
Francisco Ivan de Sousa
Pároco do Santuário de Fátima











Nenhum comentário: