"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

É preciso ser persistente na oração

Padre Reginaldo Manzotti
Foto: Robson Siqueira
Todo domingo somos convidados na Santa Missa a buscar aquilo que vai ecoar na nossa vida durante toda a semana. Hoje o tema é a oração, a perspectiva, a palavra forte é a persistência. O acampamento fala da cura no amor, quem ama reza, e quem reza ama. É fácil, primeiro olhe para essa mulher do Evangelho porque é fundamental a leitura orante da Palavra de Deus.

A mulher era triplamente pobre, primeiro porque era mulher, o fato de ser mulher a impedia de se colocar diante de um juiz, pobre economicamente e viúva. Jesus usa uma pessoa que realmente era discriminada e desvalida para dizer o quanto é importante rezar.

O objetivo não é colocar Deus como aquele juiz, Deus não é assim, Ele é Pai, o proposito de Jesus não é falar do Pai, mas falar da oração. Deus é Pai e a oração não tem o proposito de arrancar nada de Deus, porque Ele já nos deu muito e dá muito a quem O pede. A oração é um exercício nosso de insistência e de nos convencer de que o que pedimos é certo.

O que esta mulher fez? Esta mulher era pobre triplamente, mas era persistente e esta é uma virtude necessária. O que é que Jesus quer dizer? Primeiro que devemos ser persistentes, caiu levanta, porque ninguém é anjo, o nosso caminho para o céu é cheio de subidas e decidas. As nossas orações devem ser persistentes.

É preciso ser persistente na oração
Foto: Robson Siqueira
Só mude de oração quando você puder dizer: "Senhor obrigado pela graça alcançada". Porque não há prece que passe despercebida aos olhos de Deus. São Jeronimo dizia que quanto mais importuna é a nossa oração, mais agrada a Deus.

Perceba que nós precisamos reafirmar nossa fé, e quando nos damos conta de que nada poderemos sem Deus, e confiamos que “Tudo posso naquele que me fortalece” Então não recuamos, não damos brechas ao inimigo, a hora que me bate o desanimo, eu dobro o joelho, o cansaço eu vou para um retiro, quando bate a tristeza eu rezo, quando bate o peso da cruz, eu peço: “Senhor me ajude a carregá-la, me dá forças para ir até o fim”. Mas por favor não desista, não volte atrás.

Só mude de oração quando você puder dizer: Senhor obrigado pela graça alcançada
Foto: Robson Siqueira
Noites traiçoeiras, eu não tenho medo, tenho medo das noites escuras, porque é quando o inimigo se apresenta, e na noite você não sabe que armas ele está usando. Eu não tenho medo de quem se arma, mas tenho medo daqueles que passam pelas feridas que não curamos, das imperfeições que não damos atenção. Raramente uma casa implode de uma vez, ela começa com uma rachadura aqui e outra ali, até que chega ao alicerce. Onde você está permitindo abalar a estrutura da sua fé?

Há mutas pessoas começando batalhas espirituais mas não estão munidas de oração. E todos perguntam o que é intercessão? Intercessão não é rezar para mim, mas em favor do outro. Como alguém pode dizer que é intercessor se nas coisas pessoais desiste de qualquer coisa?

Intercessão é se colocar entre Deus e a causa, Moisés se colocou entre Deus e o povo. E quando alguém disser para você: “Reza por mim porque estou passando por uma tribulação”. Você precisa se colocar entre Deus e a pessoa e com persistência. O Nosso relógio não comanda a vontade de Deus. Põe na tua cabeça, que as contas dos dias e das horas não são para Deus, são para nós. porque o momento, a hora é de Deus. Saiba esperar a hora do outro mas de joelho dobrado e de coração contrito.

A virtude de hoje até sábado que vem, é pedir: Senhor dai-me perseverança. Não desista de acreditar e de confiar no Senhor. Porque a tempestade vem, mas ela passa. E nessa hora de tribulação o que temos que fazer é dizer: "Senhor seja a minha ancora, o meu porto seguro, meu sustento, Senhor eu estou no meio da tribulação mas eu vencerei porque Deus sempre proverá.

Transcrição e adaptação: Célia M. Grego

Nenhum comentário: