"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Só há liberdade para fazer o bem


Abra sua bíblia no Evangelho de São Lucas capitulo 4, versículos 38 e 39, onde diz: “Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo, com muita febre. Intercederam a Jesus por ela. Então, Jesus se inclinou sobre ela e, com autoridade, mandou que a febre a deixasse. A febre a deixou, e ela, imediatamente, se levantou e pôs-se a servi-los.”. Esta mulher, a sogra de Pedro, estava paralisada por conta daquela enfermidade e Jesus a curou.

Assim acontece conosco também, pois o Senhor olha para nós e para as nossas necessidades, o Senhor entrou na casa do nosso coração e fique tranqüilo, pois Ele está conosco. Jesus estendeu as mãos sobre aquela mulher e imediatamente ela foi curada. Aquela mulher depois de curada, podia muito bem continuar parada, mas o Evangelho nos diz que ela após ser curada imediatamente pôs-se a servir.

Depois do dom da vida, o maior dom é a liberdade e quase sempre temos um conceito errado sobre liberdade. E o que é liberdade? Liberdade é fazer aquilo que eu quero? Não! Liberdade é fazer aquilo que é certo. O homem casado que se deixa levar pela sedução da beleza de uma outra mulher, este não é livre, mas é escravo de sua própria concupiscência. Uma pessoa que pega um dinheiro que não é seu, é escravo da sua ganância e não pode se dizer livre.

"O mundo não glorificará a Deus se não enxergar em nós a liberdade"
Foto: Robson Siqueira

Jesus era judeu e o judeu reza corretamente, pois em nossa oração muitas vezes só sabemos pedir. O judeu ao invés de iniciar suas orações já falando dos problemas, primeiramente ele traz a lembrança todas as maravilhas que o Senhor fez a ele e só depois ele apresenta suas necessidades a Deus. Mas nós muitas vezes vamos rezar e começamos a choramingar e nós precisamos aprender a rezar corretamente. Por isso repito ser livre não é fazer somente o que se quer, mas fazer o que se deve.

Não existe liberdade verdadeira sem fazermos renúncias. Renunciar dói, renunciar não é para qualquer um! Quando a um marido aparece uma outra mulher que o leve ao pecado, este precisa saber renunciar, pois nós muitas vezes com a nossa concupiscência queremos tudo, é como se houvesse dentro de nós existisse um cavalo selvagem que temos de dominá-lo.

Este cavalo selvagem precisa ser dominado por nós e seremos livres quando reconhecermos que temos estas fragilidades e que não podemos dar espaço a elas. Faço a você uma pergunta, o que tem saído do seu coração? Será que você é aquele ou aquela que é uma “Maria vai com as outras”? E não é só as coisas ruins que precisamos aprender a renunciar, mas também aquelas que aparentemente são boas, pois estas coisas também podem nos fazer mal.

"Para proclamarmos nossa independência precisamos pedir que o Senhor nos liberte"
Foto: Robson Siqueira

Por exemplo, os shoppings que são catedrais do consumo, tem gente que deixa de ir a uma Missa de domingo para ir no shopping, e acaba vivendo um consumo desenfreado, para quê você precisa de 150 calças jeans se você só tem um corpo? Para quê você precisa de tantos pares de sapatos se você só tem 2 pés? Meus irmãos nós só seremos livres verdadeiramente em Jesus Cristo! Aqueles que sem consciência são dominados pelos vícios da vida, podem até serem salvos pela ignorância, pois muitas vezes não conhecem a verdade, o Cristo, mas nós temos a oportunidade de ter nossa consciência esclarecida e entendermos o que é verdadeiramente liberdade, nós precisamos ser libertos para servir ao Senhor, o Senhor quer que sejamos totalmente libertos. Liberdade gera liberdade e pecado gera pecado, uma pessoa que se entrega a vida do pecado ela vai jogando sua vida ladeira abaixo, mas aquele que vive uma vida de renúncia, vive uma felicidade que não tem igual.

Não podemos ser escravos de ídolos, eu era escravo de um time futebol, era escravo de uma banda de rock e gostava muito imitar o meu ídolo desta banda, muitas vezes nós somos assim tentamos imitar nossos ídolos e nos perdemos colocando nossos ídolos no lugar de Deus. Hoje o Senhor nos chama para proclamarmos verdadeiramente a independência não somente do nosso país, mas a nossa liberdade, pois liberdade não é fazer o que quero, mas o que é certo.

O mundo não glorificará a Deus se não enxergar em nós a liberdade, se não ver em nós uma obra nova. Meus irmãos nós só conseguiremos ser homens e mulheres livres de verdade se o Senhor nos libertar, se o Filho do Homem vos libertar então sereis verdadeiramente livres, mas se o Filho do Homem não nos libertar, pereceremos em nossos pecados. É o Senhor quem nos liberta!

Para proclamarmos nossa independência precisamos pedir que o Senhor nos liberte!

Transcrição e adaptação: Flávio Pinheiro



Publicado no Portal da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: