"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Realizamos as obras típicas da fé católica?


Catolicismo não pode se diluir num discurso genérico, diz cardeal

SÃO PAULO, quarta-feira, 16 de setembro de 2009 (
ZENIT.org
).- O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, convida os fiéis a praticarem as obras típicas da fé católica, evitando assim que o catolicismo fique diluído num discurso genérico.

Dom Odilo recorda --em artigo desta semana no jornal O São Paulo-- que os muçulmanos "estão na conclusão do mês do jejum sagrado (Ramadã), durante o qual praticam o jejum, rezam com mais intensidade, vão às mesquitas ouvir as pregações e realizam outras atividades religiosas".

"Algo semelhante àquilo que os católicos são convidados a fazer durante a Quaresma... Isso nos questiona, se nós também realizamos as obras da fé típicas da fé católica, e não apenas durante a quaresma, mas habitualmente?", questiona.

O arcebispo considera que algumas práticas da fé católica "precisam ser recuperadas, se não queremos que o catolicismo fique diluído num discurso genérico, talvez até bonito".

Como exemplo, cita a santificação do domingo e a missa dominical. "Indo à igreja, damos testemunho público de nossa fé em Deus, alimentamos a vida cristã na oração, na escuta da Palavra de Deus e na Eucaristia e nos animamos para a vivência da esperança e da caridade. Mas também o exercício diário da oração, como é ensinado pela Igreja e de acordo com as devoções católicas. E ler a Bíblia, Palavra de Deus, com o interesse de quem quer ouvir Deus".

Segundo o cardeal, "a fé católica, sem a caridade, não é autêntica"; por isso, "ela precisa ser traduzida nas práticas cotidianas de caridade para com o próximo". "A esmola, a ajuda concreta aos necessitados, o alívio das dores de quem sofre, o empenho pela justiça social e a defesa da dignidade da pessoa e de seus direitos, tudo isso são expressões concretas da fé, que opera pela caridade".

"A Igreja recomenda, de maneira sábia, a prática das obras de misericórdia, que dão um caráter concreto à nossa fé: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir quem está sem roupa; abrigar os que não têm teto; visitar os doentes e os presos, consolar os aflitos, sepultar os mortos..."

"Ainda recordamos essas coisas, ou achamos que são atitudes 'assistencialistas' e, com isso, nos damos por justificados?", pergunta Dom Odilo. "Mas essas são justamente as obras cobradas no capítulo 25 de S. Mateus, na cena do grande julgamento final, quando Jesus dirá: 'foi a mim que o fizestes... ou não o fizestes'". "Por falar nisso --prossegue o arcebispo--, quando foi a última vez que dei uma esmola a alguém? Ou visitei um doente? Um preso? Quando foi que socorri alguém necessitado?"

Fonte: ZENIT.org

Nenhum comentário: