"Quem já descobriu a Cristo deve levar Ele aos outros. Esta alegria não se pode conter em si mesmo. Deve ser compartilhada." (Papa Bento XVI)

sábado, 21 de março de 2009

Vivendo bem o tempo presente


Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: “É preciso que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3,30). (CIC§524)

Embora estejamos na Quaresma (um tempo riquíssimo por sinal que precisa ser bem vivido) estamos seguindo a proposta deste blog: Estudar parágrafo por parágrafo o Catecismo da Igreja Católica. Atualmente estamos estudando os parágrafos relativos ao nascimento de Cristo. Por isso é necessário retomar um outro tempo litúrgico da nossa Igreja - O Advento. Mas vamos tentar juntar os dois tempos nesse post.

O Catecismo nos ensina que quando vivemos um tempo litúrgico, atualizamos em nós aquilo que se vive naquele tempo. Por isso precisamos viver bem os tempos litúrgicos que a Igreja nos oferece. Quando vivemos o Advento, estamos atualizando em nós, não só os fatos mais os ensinamentos de Deus para nós através desses fatos. E como sempre digo, todos os acontecimentos narrados na palavra de Deus, estão cobertos de significados e ensinamentos. Viver o advento é viver a expectativa de um povo, que aguardou por tanto tempo o Messias. Viver o advento é celebrar o nascimento e o martírio de João Batista. É recordar e reviver a humildade de Nossa Senhora em dizer eis-me aqui, que seja feita a vontade do Senhor. É o tempo de irmos com Maria pelas montanhas para visitar e servir Isabel…

Eu vejo as pessoas passarem pelos tempos litúrgicos que a Igreja nos oferece como mais um. Não pode ser assim. Precisamos estar inteiro nos tempos litúrgicos. Assim como precisamos ver bem a quaresma para chegarmos bem a Páscoa, precisamos viver bem o Advento para chegarmos ao Natal. Sem isso, o Natal passa por nós. Deixamos de celebrar bem o nascimento de Cristo e vivemos um dia de festa igual a outros dias de festa…

É preciso estar inteiro dentro dos tempos litúrgicos.

Pax Domini

Veja também: Podcast: O Nascimento de Jesus Cristo | Um dos maiores acontecimentos da história da humanidade | Austeridade: Uma palavra que precisa ser vivida por todos os evangelizadores

Nenhum comentário: